segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

O Sapientia!


Ó Sabedoria! É assim que a Igreja dirige-se a Cristo, o esperado, o prometido, neste primeiro dia da Semana Santa do Natal. Ele é, de fato a Sabedoria do Pai! Quem poderia imaginar que o Messias prometido, ansiado por Israel e até pelos pagãos, seria o próprio Deus? Somente em sua infinita sabedoria, Deus poderia ter firmado tal propósito, somente em sua infinita sabedoria Deus poderia realizar algo tão grande! 

Que Ele tenha escolho Abraão como "pai de todos", que tenha libertado seu povo da escravidão do Egito enviando Moisés, que tenha vencido os inimigos por Eliseu, Sansão, Gideão, Elias, Davi e tantos outros, dá pra imaginar e entender. Mas que tenha descido do céu em favor de um povo de cabeça dura e coração dúbio, que tenha se feito criança, pequeno e frágil, sujeito aos limites e condições humanas, que tenha crescido como eu e você... que tenha enfrentado a paixão e a morte... é pura Sabedoria! E mais, é desta forma que ent
endemos que Ele, Jesus, é a própria Sabedoria do Pai. Pois quando ouviu do Pai: "quem enviarei?", respondeu: "Eis-me aqui, envia-me!" (cf. Is 6,8). 

Sabedoria saída da boca do Altíssimo! Sim! Proferida pelo Pai, princípio de tudo! Pois, "no princípio era o Verbo (Verbum = Palavra) e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus (...) E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, a glória que o Filho único recebe do seu Pai, cheio de graça e de verdade." (cf. Jo 1,1.14). Por isso: Verbo saído da boca do Altíssimo, da grandeza do Pai, da mesma substância do Pai! Jesus, "só vós sois o Santo, só vós o Senhor, só vós o Altíssimo!" 

Tudo, todas as coisas "foram feitas por Ele, e nada sem Ele foi feito de tudo o que existe!" (Jo 1,3). E mais, "E quando eu for levantado da terra, atrairei todos os homens a mim." (Jo 12,32). Na suavidade e na firmeza de sua obediência, realizou a obra da salvação! "Quem poderia acreditar nisso que ouvimos? A quem foi revelado o braço do Senhor?" (Is 53,1). 

O Senhor nos reconstruiu a partir das ruínas do pecado e é com Ele que nos tornamos prudentes e fiéis. "É com sabedoria que se constrói a casa, pela prudência ela se consolida." (Pr 24,3). 

Jesus, Sabedoria do Pai, vinde ensinar-nos o caminho da prudência!










Padre Thiago Henrique Soares Pinto Tavares*
__________________________________________________________________________
Reitor do Seminário São João Maria Vianney - Palmeira dos Índios, AL
Pároco da Catedral Diocesana de Palmeira dos Índios, AL
Vigário Judicial da Diocese de Palmeira dos Índios 
Diretor do Colégio Diocesano Sagrada Família - Palmeira dos Índios, AL
Diretor Espiritual Diocesano do Encontro de Casais com Cristo

Nenhum comentário:

Postar um comentário