domingo, 9 de dezembro de 2012

II Domingo do Advento


A segunda vela acesa nos convida ao desejo de conversão, arrependimento dos nossos pecados e também o compromisso de prepararmos, assim como São João Batista, o caminho do Senhor que virá.  Esta vela lembra ainda a fé dos patriarcas e de São João Batista, que anuncia a salvação para todos os povos. 

Algo assim como “ao andar faz-se o caminho”, encontramo-nos neste segundo domingo do Advento, que vem para completar o domingo anterior, que nos dava um toque de atenção: levantai-vos, erguei a cabeça, tende cuidado, estai acordados, ficai de pé (cf. Lc 21, 34-36). Era um profundo convite à vigilância, que neste domingo é ainda mais explicitado.

O mensageiro é João Batista (que, junto com Isaías e Maria, faz parte da tríade que nos acompanhará em todo este tempo litúrgico).  Sua mensagem chega hoje até nós fazendo-nos o mesmo convite feito há dois mil anos: alguém está por vir, alguém especial, por quem o coração de todos os homens estava inquieto; avivem, pois, sua espera, acenda sua esperança, e transformem-se, convertam-se, porque Ele, o esperado por todos e por você… Está chegando. 

Só nos resta endireitar o que está torto, aplanar o altaneiro, igualar o escabroso. Deus nos quer como caminhantes, para que nossos pés frequentem as sendas pelas quais Deus veio, vem e virá; caminhos que têm cheiro de paz, graça e comunhão; caminhos de horizontes amplos, em que as pessoas são vistas de longe e os rostos são vistos como realmente são; caminhos repletos da misericórdia e – o que é mais intimamente impressionante: caminhos próprios de Deus.

No 2º Domingo, meditamos também a fé dos Patriarcas. Eles acreditaram no dom da terra prometida. Pela , superaram todos os obstáculos e tomaram posse das Promessas de Deus. É uma oportunidade de meditarmos em nossa fé; nossa opção religiosa por Jesus Cristo; nosso amor e compromisso com a Santa Igreja Católica – instituída por Ele para levar a salvação a todos os homens de todos os tempos. Qual tem sido o meu papel e o meu lugar na Igreja? Tenho sido o missionário que Jesus espera de todo batizado para salvar o mundo?


Meus irmãos, é esta a palavra do Senhor para todos nós no dia de hoje, sem exceção: Preparai o caminho do Senhor, porque a vinda d’Ele está próxima. O Rei se aproxima cada vez mais e nós ouvimos essa voz “Preparai o caminho do Senhor”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário