segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Louvor ao Senhor pelo dom da vida de Ir. Marlene

Irmã Marlene Dantas da Silva

Nasci no dia 29 de dezembro de 1963, em Janduís. Fui batizada e crismada na Igreja de Santa Terezinha,  em Janduís aos 03 de fevereiro 1964, pelo Pdre Arlindo Fernandes de Oliveira. Sou a 2ª de sete irmãos. Tive uma infância e juventude feliz como tantas outras crianças. Com 11 anos fiz a primeira Eucaristia celebrada por Padre José Mário de Medeiros, na época pároco de Janduís. Cursei os meus estudos a maior parte em Janduís. O 3º ano do Ensino Médio fiz em Caicó no período da experiência vocacional. Sempre tive muita vontade de fazer o curso de enfermagem. Fiz vestibular várias vezes e não consegui ser aprovada, então, resolvi fazer o técnico de enfermagem. Em 2008 voltei a estudar e fiz a faculdade de enfermagem, realizando assim um sonho que sempre tive, que agradeço muito a Irmã Teonas na época Superiora Provincial. “Não há beleza maior que poder agradecer a alguém por ter confiado na gente e nos fazer reconhecer o valor das coisas realmente úteis para a nossa vida.” Também sou grata à Província por confiar em mim e me ajudado a realizar esse sonho tão almejado. Ainda pretendo ir mais adiante, fazendo uma especialização em Gerontologia, área direcionada ao meu trabalho com a pessoa do idoso.  Quanto à minha vocação, tenho grande apreço por ela.
Ainda muito jovem nasceu em mim o desejo de ser uma Religiosa. Sempre partilhava com minha mãe esse desejo, a qual  me deu muito apoio. Através das Irmãs Luzia Celeste e Emilia Segunda, que também são de Janduís, fui encaminhada para participar dos encontros do MOVAD – MOVIMENTO VOCACIONAL DAS FILHAS DO AMOR DIVINO. Em Caicó participei de encontros vocacionais no Dom Wagner e ficava hospedada no Colégio Santa Terezinha, onde fiz minha primeira experiência com Irmã Maria Caciana G. Cortez como Promotora Vocacional, juntamente com as jovens Solange que desistiu e Iraneide que também desistiu e hoje são membros atuantes do Movimento das Associadas Amor Divino de Caicó.
Minha caminhada até hoje foi à seguinte: Postulantado e Noviciado em Emaús, tendo como Mestras as Irmãs Judith Vieira de Farias e Nivalda Vasconcelos Montenegro como Noviça do 1º ano. Morei em Caicó no Dom Wagner, e  em Salvador- Itapoá 2 anos. Voltei para Caicó onde permaneci por 2 anos na Comunidade Sta. Teresinha e em Assu 1 ano na Comunidade N.Sa. das Vitórias. Voltei para Salvador onde trabalhei  2 anos. Depois trabalhei na Residência Episcopal- Natal por 2 anos.  
Em Emaús, trabalho na Vila Maria- Comunidade onde se encontram as Irmãs idosas e doentes, necessitadas de tratamento -  já há 7 anos.  Fui para Barreira- CE por 1 ano e voltei para a Vila Maria onde permaneço até hoje. Aos 50 anos, me sinto uma pessoa feliz e realizada na Congregação, como Religiosa, apesar das minhas falhas e limitações. “Agradecer a Deus é uma forma de dizer a Ele que sempre vou precisar de suas mãos para conquistar outras coisas mais...” Também gostaria de dizer que sou muito feliz em poder ajudar alguém através da minha profissão, nos momentos difíceis. “Quando a enfermagem adotou como objeto de estudo e interesse, o cuidado com o idoso, entendeu que ainda que não foi possível “curar” uma pessoa portadora de uma doença dita incurável, era possível manter uma atitude constante de ocupação, atenção, responsabilidade, envolvimento e, porque não dizer ternura, para com o seu semelhante que, naquele momento precisasse de cuidados.
Agradeço a Deus pela minha vocação Religiosa e por minha profissão onde me realizo “FAZENDO O BEM, ALEGRANDO, TORNANDO OUTROS FELIZES E CONDUZINDO AO CÉU” realizando a missão, legado de Madre Francisca Lechner.

Irmã Marlene   Dantas da Silva, FDC

Nenhum comentário:

Postar um comentário