segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Vaticano e China estão próximos de acordo histórico


O Vaticano e a China estão próximos de alcançar um acordo histórico sobre a nomeação de bispos no país asiático, informou o cardeal de Hong Kong, John Tong Hon, em uma matéria publicada nesta sexta-feira, 10, pelo jornal “Sunday Examiner”.
De acordo com o religioso, as duas instituições conseguiram atingir um “consenso inicial” sobre o tema, considerado o “obstáculo central” para a retomada das relações bilaterais que foram cortadas em 1951. Esse consenso teria definido que é o Papa da Igreja Católica quem dará a palavra final sobre a nomeação dos bispos.
“Um grupo de trabalho foi instituído e, através dele, ambas as partes buscam resolver os problemas acumulados. [O principal] é a nomeação dos bispos e depois de uma série de conversas, chegou-se a um consenso preliminar que levará a um acordo sobre a nomeação dos bispos”, informou.
Desde a década de 1950, existe na China uma “igreja oficial” e a Igreja Católica de Roma atua quase que na clandestinidade. No entanto, a nomeação de bispos para as dioceses chinesas são feitas pelo próprio governo e não pelo Pontífice, como é tradicional em todas as partes do mundo.
“Segundo a doutrina católica, o Papa tem a última e é a mais alta autoridade de nomeação de um bispo. Se o Papa tem a última palavra sobre a dignidade e a idoneidade de um candidato episcopal, as eleições da Igreja local e as recomendações da Conferência Episcopal da Igreja Católica na China serão simplesmente uma maneira de repassar informações”, acrescentou.
Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário