sábado, 2 de março de 2013

DIA 1º DE MARÇO – Aniversário de Irmã M. Maria Inês Alves Saraiva


2002 - 2005
Governo Provincial

Irmã M. Maria Inês Alves Saraiva FDC (Maria Alves Saraiva),
Nona Superiora Provincial da Província Nossa Senhora das Neves

ó 1º/03/1943 (São José do Brejo do Cruz – PB)

BIOGRAFIA

            Maria Alves Saraiva nasceu a 1º de março de 1943 no distrito de S. José do Brejo do Cruz – PB. Seus pais, Lília Alves Saraiva e Asteclides Álvaro Saraiva Leão deram origem a uma família de nove filhos. Ir. Inês ocupava o 8º lugar, com seis irmãos e duas irmãs. Teve uma infância simples, mas muito feliz. Gostava de brincar à sombra da cajaraneira e de colher seus frutos.
            Fez o curso primário em S. José e o exame de admissão (5º ano) no Colégio Santa Teresinha – Caicó - RN, como interna, frequentando o Curso Ginasial e em seguida o Curso Técnico de Comércio, correspondente ao II grau (habilitando-a para o meio contábil) – de 1956 a 1963 no internato.
            Após o término do Curso Técnico, decidiu comunicar aos pais o seu desejo de ser religiosa, recebendo o apoio esperado, assim como de seus irmãos, que expressaram respeito pela realização de seu ideal.
            No Colégio Santa Teresinha, onde passou seis anos, observava as Irmãs, curiosa por conhecer o estilo de vida consagrada a Deus. Em 1964 recebeu apoio das Irmãs, Filhas do Amor Divino, e muita dedicação de Ir. Heloisa Penha de Sousa. No mesmo ano seguiu para a Candidatura no Colégio N. S. das Neves, em Natal. Como já tinha completado a formação do 2º grau, foi-lhe confiada a turma do 3º ano primário, como professora titular. Sentia as dificuldades inerentes ao fato de ser a primeira vez que assumia como professora em sala de aula, visto que havia feito um curso técnico. Contava, então, com a brilhante ajuda da Irmã Flaviana de Freitas que, com bastante paciência, orientava na preparação das aulas.
            No ano seguinte fez o 1º ano do Noviciado, recebendo na solenidade do dia 02 de fevereiro de 1965 o nome de Irmã Maria Inês Alves Saraiva FDC, contando com a presença dos pais, irmãos e até do Padre Sandoval Ferrer, vigário de sua cidade natal. No segundo ano de noviciado, foi para Assu – RN, onde também lecionou no 3º ano.
            Continuando com o seu encantamento pela vida religiosa, fez os primeiros votos em 1967. Ainda no Educandário N. S. das Vitórias em Assu, passou a lecionar no 5º ano, na área de matemática, com a ajuda de Ir. Osvalda Araújo, grande supervisora. Além de ensinar, fazia o Curso Pedagógico (2º grau), porque para continuar como professora era necessário ter a formação pedagógica. Tendo passado três anos em Assu, foi transferida para o Ginásio Stella Maris em Fortaleza – CE por 4 anos. Lá, continuou como professora primária e participava dos trabalhos gerais, tais como: fazer feira, motorista da comunidade, sempre pronta a servir. Seu lema de vida: “Eu vim para servir e não para ser servido” (Mt 20,28).
            As Irmãs Perpétua Lins Vieira e Osvalda Araújo sempre a incentivaram para estudar e fazer Faculdade, mas estava satisfeita com seus conhecimentos. Com o círculo das transferências, foi para o Centro Social Cônego Monte, Natal – RN. Trabalhando na Escola que era conveniada com o Estado, passou a fazer parte do quadro de professores estatutários. Auxiliava a Ir. Osvalda na Escola, assumia a preparação das crianças para a 1ª Eucaristia e ensinava a adultos à noite (3º ano primário).
            Sempre teve seu espírito voltado para a educação. No Cônego Monte, frequentou o Cursinho Ferro Cardoso e fez vestibular em 1976, sendo aprovada para cursar Pedagogia na UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).
            Em 1977 foi para o Colégio Nossa Senhora das Neves, assumindo a coordenação da disciplina e as aulas de religião nas 7ªs e 8ªs séries pela manhã. Fazia Faculdade à tarde e ministrava Ensino Religioso para os alunos do noturno (continuando a fazer parte do quadro de professores do Estado, iniciado no Cônego Monte). Com gratidão reconhece a confiança que Ir. Perpétua Lins Vieira lhe depositou, dando-lhe responsabilidades e incentivando-a a trabalhar com confiança. Sempre seguiu as orientações de “Sua Madre” (como a chamava com carinho). Tinha verdadeira admiração e respeito pelo exemplo de fé e doação pela vida religiosa que sua “Mestra” plantava no quotidiano.
            1980 foi o ano de conclusão da Faculdade que a habilitaria em Administração Escolar. Em seguida fez reingresso para complementar sua formação acadêmica com Supervisão. Permaneceu no Neves, sendo-lhe confiada a Supervisão Pedagógica junto ao professorado. Logo que foi diplomada, foi enviada para o Colégio Cristo Rei, Patos – PB a assumir o encargo de diretora – 1981. No ano seguinte foi mais uma vez enviada para o Ginásio Stella Maris, onde passou 10 anos na direção escolar, de onde saiu em dezembro de 1991, bastante saudosa. O Stella Maris era uma escola bastante conceituada na rede de ensino privado, o que garantiu a atuação militante da sua diretora, Ir. Inês, no sindicato dos diretores de escolas privadas de Fortaleza. Sempre procurou desempenhar com “garra” sua função com grandes feitos, dedicação e doação à causa educacional. De 1990 a 1996 assumiu a coordenação da educação na Província. Foi enviada mais uma vez para o Colégio Nossa Senhora das Neves em 1992, para assumir a vice-direção da escola. Em 1993 assumiu a direção do Neves até 1998 (acrescentando a missão de superiora da comunidade nos três primeiros anos) quando foi transferida para o Educandário Jesus Menino, em Currais Novos – RN, para assumir a direção escolar e a missão de superiora da comunidade por três anos (1999-2001). De 1998 a 2001 foi conselheira provincial do Governo de Ir. M. Nivalda Vasconcelos Montenegro. Foi surpreendida com a comunicação do Governo Geral, solicitando-a para a responsabilidade do Governo Provincial, de modo que, de 2002 a 2005, exerceu a missão de Superiora Provincial da Província Nossa Senhora das Neves, passando a residir em Emaús, Parnamirim – RN. Não foi uma missão tão fácil, porém foi marcada de paz, respeito e vontade de acertar. Foram muitos os desafios: a queda das Escolas e a batalha para a conservação do patrimônio da Província. No seu governo foram fundadas as Faculdades Católicas PRONEVES (em Caicó, Assu e Natal) - 2004. Atendeu à solicitação do Governo Geral, enviando uma Irmã para ajudar à Província S. José nos EUA, Ir. Naim Guedes. Participou do Conselho Plenário em Viena, Áustria, no ano 2004.
            Em 2006, terminado o período de seu Governo Provincial, foi enviada para o Educandário N. S. das Vitórias em Assu, como Superiora da Comunidade e diretora da Faculdade que leva o mesmo nome do Educandário. Em 2007 foi pedido que assumisse também a direção da Escola.
            Em 2008, foi enviada para a Escola Estadual Cônego Monte (antes Centro Social) para a direção da escola, onde se encontra feliz, agradecendo a Deus pelos seus 70 anos vividos, 46 de Vida Religiosa e 44 de militância na educação. Diante de tantas graças, Ir. Inês eleva sua gratidão ao Senhor Deus Pai e a Maria, querida mãe.


Natal, 1º de março de 2013.
 Irmã Aurélia Sotero Angelo FDC



Irmã Inês é uma pessoa que tem testemunhado um profundo espírito de fé, muito amor à Igreja e à Congregação. É uma pessoa sensível aos problemas e necessidades dos outros, capaz de grande sacrifícios pelo bem comum. É uma Irmã de grande espírito de oração e grande amor à Eucaristia. Muito verdadeira, sincera e direta quando necessário.
 
No dia 1º de março, Irmãs, Associados, Juventude Amor Divino (JAD), alunos e ex-alunos, amigos e familiares unem-se em agradecimento e louvor ao Senhor pelo dom de sua vida. Parabéns Irmã Inês! A PRONEVES louva e agradece ao Senhor pela sua Presença entre nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário