terça-feira, 19 de março de 2013

DIA 20 DE MARÇO – ANIVERSÁRIO DE IRMÃ MARCÍLIA MAGALHÃES SALLES, FDC



Irmã Marcília Magalhães Salles (Maria do Perpétuo Socorro de Salles) nasceu em 20 de março de 1938 na cidade Recife-PE. Mudou para Itabaiana-PB ainda criança e lá ficou até aos 19 anos, quando partiu para o convento antes dos 20 anos de idade. Aos dezoito anos pediu a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, sua Madrinha, no momento em que recebia a fita azul de Filha de Maria para ser freira, pois já era sua vontade. Em janeiro de 1958, partiu para o convento. Nesta época, os primeiros anos de formação (Postulantado e Noviciado) eram nas dependências do Colégio Nossa Senhora das Neves em Natal-RN.  Neste período, iniciou também seus estudos universitários na Faculdade de Pedagogia em Natal. Aos 25 anos fez seus primeiros votos. Desde os primeiros anos de Consagração Religiosa sentia um apelo muito forte para servir aos mais pequenos na sociedade.

No ano de 1967 assumiu as cadeiras de matérias pedagógicas no Colégio Cristo Redentor em Palmeiras dos Índios, e depois no Colégio Cristo Rei em Patos,PB. Neste Colégio, o chamado para servir verdadeiramente os mais pobres se tornou mais forte. A decisão se concretizou quando foi  transferida para a cidade de Batalhas-AL. Lá ela encontrou uma região de muita pecuária e muitas injustiças no campo. Então, dedicou-se a estes agricultores excluídos. Foi ameaçada por fazendeiros e o Bispo, juntamente com dois Padres resolveram pedir à Superiora Provincial da época para tirá-la daquele lugar, temendo por sua vida. Então, com muito choro e sofrimentos, ela foi transferida para São Gonçalo do Amarante-RN, onde continuou o mesmo trabalho junto aos pobres agricultores. O Bispo da Arquidiocese de Natal também pediu sua transferência. De lá foi para a Arquidiocese de João Pessoa-PB, cujo Arcebispo era Dom José Maria Pires. Na Arquidiocese, morou em Belém,PB  juntamente com seu irmão João Batista e uma ex-Irmãzinha da Congregação Charles de Foucauld.  Lá, ela foi introduzida na espiritualidade do "último lugar". Foi doloroso para ela, mas conseguiu captar perfeitamente esta espiritualidade. De Belém foi para Tacima-PB, juntamente com Irmã Thereza Marinho da Silva, onde viveram com profundidade esta mística. Lá foram 09 anos de luta sindical, políticas públicas, lua pela terra, enfim, lutou a favor de todos os indefesos. Em 1988, entraram, no aprendizado da medicina natural, Fundando na Diocese a Terapia Holística, junto ao povo de Tacima. No ano 1989, foram para Arara, onde ficou até 1992, de onde partiram, as duas para Pirpirituba. Nesta Comunidade vive até hoje. Nestes anos entre 1989 até 1997 foi professora no Centro de Formação Missionária para Formação Missionária de rapazes agricultores. E, em Mogeiro-PB, nos mesmos anos foi formadora de Jovens Missionárias agricultoras,. tendo como assessor principal destas escolas o Padre José Comblim. Foram anos muito ricos e de
grande aprendizado missionário junto aos pobres. Neste período, exercia ainda  atividades na cidade de Pirpirituba,PB, onde fundaram em 1995 a Associação: Centro Difusor de Práticas Alternativas "Bom Samaritano". Neste Centro começaram também internamentos, atendimentos e ajuda aos sem-terra, sem teto, sem trabalho, sem comida, etc. Junto com Irmã Thereza, tudo fizeram para que o mundo dessas pessoas esquecidas pela sociedade fosse melhor. Hoje, Irmã Thereza se encontra com problemas de saúde, cansada de tanto sofrer na luta em favor dos pobres e Irmã Marcília continua com o trabalho em Pirpirituba, fazendo atendimentos na saúde alternativa e participando ativamente nas políticas públicas para o povo. Irmã Marcília é também professora na Escola de Formação Missionária  e na Escola Fé e Política ambas pertencentes à Diocese. Atua também, em várias atividades espirituais quando é convidada, pregando retiros e coordenando outros eventos, sempre na diocese de Guarabira. O ano de 2013 é um ano especial por ser uma das Jubilares da PRONEVES, festejou no dia 2 de fevereiro jubileu de ouro.

 Hoje, Irmãs, Associados(as), Juventude Amor Divino (JAD), amigos, familiares unem-se em louvor e ação de graças pelo dom de sua vida. 

Parabéns Irmã Marcília!
Que o Espírito Santo lhe conduza sempre “fazendo o bem, alegrando, tornando felizes e conduzindo ao Céu” todos aqueles que cruzarem seu caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário