segunda-feira, 27 de junho de 2016

Francisco convida a seguir o exemplo de Santa Maria Goretti como testemunha do perdão

O Papa Francisco enviou uma mensagem por ocasião da festa de Santa Maria Goretti, que a Igreja celebra no dia 6 de Julho, para expressar seu incentivo à devoção desta pequena mártir, assassinada pelo homem que tinha tentado violenta-la, perdoado no momento da sua morte. O Santo Padre abençoou assim as iniciativas organizadas pelas duas dioceses italianas ligadas a esta santa, onde morreu e onde seu corpo é venerado. Então, pediu-lhes que ir aos lugares nos quais está viva a memória desta santa, lhes incentive a comprometer-se, como a Santa que veneram, “a serem testemunhas do perdão”, encorajou o Santo Padre.
Por outro lado, Francisco enfatiza que no momento em que ela foi mortalmente ferida, “cumpriu a escolha suprema de sua vida; Marietta não pensava mais em si mesma, mas em proteger aquele que a atingiu de morte”. ‘Assim você vai para o inferno…’ repetia a Alessandro Serenelli.
Como recorda o Papa, também sabemos as palavras de perdão que ela teve por ele, no seu leito de morte, quando disse ao capelão do hospital de Netuno: “Eu o perdoo e o quero comigo no paraíso”. O perdão – garante o Santo Padre – se torna a expressão mais evidente do amor misericordioso e para nós cristãos é um imperativo do qual não podemos prescindir. Quão difícil parece, muitas vezes, perdoar. Ainda assim, “o perdão é o instrumento colocado nas nossas mãos para alcançar a serenidade do coração”, recorda Francisco.
Dirigindo o olhar aos últimos momentos da vida de Maria Goretti, o Papa recordou em sua carta que “precisamente esta generosa oferta de perdão acompanha a morte da jovem Marietta e é para o seu assassino o começo desse sincero caminho de conversão que, no final, o levará a saborear o abandono confiante nos braços do Pai da misericórdia”.
Outro aspecto que o Santo Padre revela é a devoção da jovem pela eucaristia.

Fonte:ZENIT

Nenhum comentário:

Postar um comentário