sábado, 11 de junho de 2016




Profissão perpétua das primeiras Irmãs africanas

O mês de janeiro é um mês de grandes festas nas comunidades missionárias na Uganda. Nesta ocasião, a Superiora Geral realiza a tradicional visita canônica e depois do Retiro anual e de outras preparações, celebra-se a admissão ao postulantado, ao noviciado e a renovação dos votos. Assim, este ano, no dia 19 de janeiro, na casa de formação em Kagando, as candidatas Ruth Atukwatse e Judith Ainembabazi foram admitidas ao postulantado e Agnes Nowamazima, Catherine Ahimbisibwe e Emmilida Awori ingressaram no noviciado e outras oito Irmãs Junioristas renovaram os votos por um ano. Após a Missa solene, continuaram os festejos com cantos e danças.
No último dia 23 de janeiro, em Rushooka, a primeira comunidade missionária das FDC em Uganda, realizou a celebração principal: No prado, diante da igreja paroquial, a solene celebração eucarística foi presidida pelo Núncio Michael August Blume e concelebrada pelo arcebispo de Mbarara, Paul K. Bakyenga, e muitos sacerdotes, entre os quais o frei Ivica Perić, OFM, vindo de Ruanda. Há 17 anos, as nossas primeiras Irmãs missionárias vieram para Rushooka e hoje as duas primeiras Irmãs FDC ugandenses, Ir. Paskazia Bushemere e Ir. Fedrick Komugisha, professando os conselhos evangélicos, se consagram perpetuamente ao serviço do Senhor.
Durante a homilia, o Núncio sublinhou: “A festa de hoje trata de dar tudo e seguir Jesus. Deste modo, na realidade, não renunciamos a nada, exceto às coisas passageiras do mundo, porque o dom que recebemos de Deus é muito maior do que qualquer outra coisa que possamos dar-Lhe. O que recebemos, já possuímos na esperança – e esta é a vida consagrada, quer dizer, ser um sinal vivo do Reino que já é presente. Os vossos votos são a aposta da vossa vida sobre Ele, desafiando ‘o mundo’, demonstrando que Jesus e a vida que Ele nos oferece são verdadeiros. A esperança é sólida; não é uma fantasia”.
Dirigindo-se às Irmãs que tinham festa, a Superiora Geral Irmã Maria Dulce Adams disse: “De hoje em diante, sereis Filhas do Amor Divino para sempre! A nossa fidelidade tem seu fundamento nos nosso Amado e Sumo Bem, Jesus, que nos chamou com amor eterno, infinito, irrevogável! Ela se constrói dia a dia com o olhar fixo n’ELE. Guardai em vosso coração o tesouro espiritual da Madre Fundadora! Fazei tudo quanto puderdes para revelar a alegria de ser aquilo que sois, pela graça de Deus. Junto com Nossa Senhora, andai com pressa para ajudar a quantos têm necessidade de sentir-se filhos profundamente amados de Deus e irmãos caríssimos ...  Assim, a dignidade será resgatada e posta à luz de todos ...”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário