sexta-feira, 16 de março de 2012

...Do CORAÇÃO – Grottaferrata Notícias

Beatas Mártires do Drina…

na Áustria
Festa em honra da Beata Ir. M. Berchmana
No domingo de Cristo Rei, dia 20 de novembro/2011, percebia-se um grande vaivém da bela igreja para a casa paroquial, em Enzersdorf an der Fischa. Este vilarejo tranquilo ainda não tinha visto tanta gente.
Agitavam-se as bandeiras, chegavam as senhoras com bandejas cheias de doces, aproximavam-se os bombeiros nos seus trajes festivos. O Pároco saudava os numerosos visitantes da paróquia, do decanato e dos arredores.
Muitas Filhas do Amor Divino foram saudadas cordialmente. Já nos conhecíamos de precedentes visitas e mais ainda na peregrinação a Sarajevo, que a todas tinha presenteado inesquecíveis experiências. A senhora Leutgeb, zelante secretária da paróquia e colaboradora do pároco Lucjan Naskert, e muitas outras jovens de Enzersdorf, também foram alunas do nosso “Marienanstalt”. Este encontro foi motivo de grande alegria!
O coordenador diocesano para os religiosos, Pe. Michael Zacherl, SJ, celebrou a Santa Missa e mais oito outros sacerdotes concelebraram. Para recordar que nossa Beata Irmã M. Berchmana foi batizada nesta bela igreja, ele aspergiu os fiéis com água benta. Na homilia, ele destacou os méritos das Beatas Mártires em favor da paz e da tolerância entre as diversas nacionalidades na Bósnia, que hoje ainda representam um problema efervescente.
Diante do altar foram expostas as imagens das Mártires do Drina, bem adornadas com flores e velas. O vigário diocesano abençoou a placa comemorativa que, no dia 15 de dezembro, será colocada na casa natal de Irmã M. Berchmana e solenemente descerrada.

O coral feminino cantou harmoniosamente e foi cordialmente acompanhado pelos violões. Nós, Irmãs, fomos muito tocadas pelo zelo e bravura desta pequena comunidade paroquial que preparou - sob a direção do seu pároco e o diligente conselho paroquial - assim tão bela celebração.
A Superiora Provincial Irmã M. Emanuela Cermak agradeceu o convite e expressou seus cumprimentos pela exitosa celebração. Na entrada da igreja as Irmãs distribuíram diversos materiais informativos sobre as Beatas Mártires e ouviram diferentes respostas: “Agradeço, este eu já li”; “Posso receber ainda um opúsculo para a amiga da minha filha?”; “Este nós ainda não lemos.”
Na casa paroquial foi preparado um abundante ágape; as bravas senhoras dedicaram-se muito para honrar a sua conterrânea Beata.
Uma bela apresentação em “PowerPoint”, feita de forma profissional, apresentou as fotos da peregrinação, em Sarajevo. Embora aglomerados - na sala paroquial, na biblioteca e no corredor - todos juntos  o acompanhamos com grande interesse e entusiasmo, nos alegrando pelo grande e em comum dom da nossa Beata.
Irmã M. Magna Andre, FDC
Fonte: Nº 4/2011; outubro, novembro, dezembro 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário