sexta-feira, 16 de março de 2012

...Do CORAÇÃO – Grottaferrata Notícias

Peregrinação de agradecimento

“Todos os caminhos conduzem a Roma” – assim também os da Zagábria. Dia 28 de novembro de 2011, trinta e sete (37) Filhas do Amor Divino, da Província Divina Providência, entre elas, a Superiora Provincial Irmã M. Elvira Tadić e as suas conselheiras, foram a Roma para agradecer ao Papa Bento XVI pela beatificação das nossas Mártires do Drina. Entre as orações e os cantos, os contos e os risos nós não notamos que o nosso ônibus, após cerca de doze horas, tinha chegado a Grottaferrata, diante da nossa Casa Generalícia.
A acolhida foi excelente! As nossas coirmãs de diversas partes do mundo e de diversas províncias, unidas na mesma fé e ao mesmo carisma, nos testemunharam mediante sua alegre hospitalidade que são verdadeiras Filhas do Amor Divino. A nossa Superiora Geral Irmã Lucyna Mroczek nos mostrou toda a casa que, com a sua simplicidade e modéstia, fala com eloqüência das virtudes das Irmãs que ali habitam. Na belíssima capela saudamos nosso Senhor como o grande dono da casa, e com tanta admiração escutamos um pouco da história da casa e da capela, na qual se encontra a grande cruz que remonta aos tempos da nossa Madre Fundadora Francisca Lechner. Estávamos muito felizes pela possibilidade de venerar as relíquias do Beato papa João Paulo II.
A manhã fresca do dia 29 de novembro escondia, em si, uma belíssima jornada, plena de sol e dedicada à visita pela Cidade eterna. Foi uma verdadeira aventura, não somente turística, mas uma aventura do espírito e da alma e de alegre comunhão fraterna. Nas catacumbas de São Calisto retornamos às raízes da nossa fé e experimentamos um forte vínculo espiritual com os  352.000 (trezentos e cinquenta e dois mil) mártires ali sepultados. Neste lugar santo apresentamos a Deus muitíssimas orações e agradecimentos porque nascemos nesta fé e porque as nossas Mártires versaram o seu sangue por esta fé. A segunda meta foi a Escada Santa. Foi comovente subir de joelhos os degraus, em silenciosa oração, recordando que neste mesmo lugar esteve, em 1886, também a nossa Fundadora, pedindo graças para cada Irmã. Visitamos a Basílica Lateranense, a Basílica Santa Maria Maior, alguns monumentos (Panteon, “Fontana di Trevi”). Na Basílica São Paulo, fora dos Muros, participamos da Santa Missa e, plenas de gratidão por esta jornada rica de graças e de belezas de Roma, retornamos a Grottaferrata.
Chegou o grande dia 30 de novembro/2011, dia da audiência com o Santo Padre Bento XVI e a ocasião para exprimir-lhe a nossa gratidão pela beatificação das Mártires do Drina. Uniram-se também a nós Irmãs da Casa Generalícia e das comunidades de Roma e de Gubbio. Assim, ao todo, éramos cinquenta e sete (57) Irmãs. Cada qual esperava, com alegria, o momento no qual o Papa haveria de fazer menção a nós e a nossas Beatas Irmãs Mártires. Plenas de alegria, escutamos estas suas palavras, na língua croata: Saúdo de coração os peregrinos Croatas, de modo particular as Irmãs da Congregação das Filhas do Amor Divino, acompanhadas pelo Senhor Cardeal Vinko Puljić. A vossa peregrinação é ocasião de agradecimentos pela recente beatificação, em Sarajevo, de cinco das vossas coirmãs que sofreram o martírio durante a II Guerra Mundial. Enquanto somos gratos pelo seu testemunho, pedimos a Deus que nos dê o dom da coragem e a perseverança no nosso serviço. Sejam louvados Jesus e Maria! Em seguida cantamos o nosso lema: “Fazer o bem, …” e saudamos o Santo Padre movendo as charpas vermelhas da beatificação.
Outro momento feliz que nos orgulhou foi quando nossa Superiora Geral Irmã Lucyna Mroczek saudou o Papa, pessoalmente e em nosso nome.
Na tumba do Beato Papa João Paulo II, na Basílica de São Pedro, quisemos também agradecer a ele tudo o que vivemos.
 Nas afirmações de uma das Irmãs pode ser entendido, de algum modo, o que sentia cada uma de nós: A beleza da comunhão, a força do espírito que faz irromper desta comunhão uma nova energia - tudo isto era assim real e comovente. (…) No final de tudo posso dizer: Bom Deus, graças porque nasci no seio da Igreja Católica que fala todas as línguas do mundo e se faz visível no rosto de todas as raças. Graças porque pertenço à Congregação que também fala muitas línguas. Graças pelo dom do martírio das nossas Beatas Irmãs que nos convidam a viver a nossa vocação com um amor sempre maior. Graças a cada Irmã participante desta peregrinação, graças às nossas Irmãs da Casa Geral e às nossas Superioras. Um agradecimento imenso ao nosso Santo Padre Bento XVI. Deveria ainda elencar muitos agradecimentos, mas, daqui para frente, repeti-los-ei nas minhas orações, para que  esta peregrinação porte a abundância dos bons frutos.”
Irmã M. Patricija Mikić, FDC
Fonte: Nº 4/2011; outubro, novembro, dezembro 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário