quinta-feira, 23 de maio de 2013

Dia 21 Irmã M. do Socorro comemorou mais um ano de vida

Eu nasci em 21 de maio de 1963 na maternidade Mãe Quininha de Caicó/RN e me criei no sítio Quixaba, município de Caicó (propriedade de meu pai), até 12 anos de idade. Fiz os estudos primários no sítio. Depois fui para São José do Seridó para estudar a segunda etapa do ensino fundamental. Ao final fui para Caicó, e fiquei morando no Colégio Santa Terezinha onde fiz a metade do Ensino Fundamental. 

Durante a minha infância eu tive uma base de muito apoio e controle dos meus pais. Um exemplo de trabalho e dedicação à família. Como eram bons aqueles momentos da mesa em família. Meus pais por morarem em sítio não participavam freqüentemente da vida da Igreja, mas davam testemunho de uma vida reta. Eu fiz toda a minha catequese com minha mãe. O testemunho de fé dela e de minha avó paterna foram um marco na minha vida. Por seus ensinamentos eu cuidava intensamente para não ofender a Deus. Ainda muito criança eu já tinha a prática de ler livros e histórias de santos. os que marcaram profundamente a minha vida foram as história de Santa Barbara e de São Tarcísio. Eu queria ser como eles. Depois na adolescência eu gostava muito de ouvir os programas de rádio conduzidos por Dom Heitor de Araújo Sales e do padre Antenor Salvino, ambos da Diocese de Caicó. Estes programas foram para mim uma escola de formação. Fui crescendo e aos poucos foi despertando em mim o desejo de me consagrar, mesmo sem saber o que significava e sem conhecer nenhuma religiosa. Ás vezes eu ouvia a Ir. Ananilia Gomes dar entrevista no rádio para jovens e suas palavras me estimulavam. Desejei aos 13 anos entrar em um grupo de Jovens em São José, época em que conheci a Ir. Felícia e a mesma permitiu que eu participasse das reuniões mesmo sem ter ainda a idade. Conheci a Irmã Iolanda do Instituto Josefinas e, o seu jeito de falar para os estudantes, em preparação para a Páscoa, me encantava. Foi ali que eu decidi me tornar religiosa, mas não para o seu Instituto, pois o seu carisma não me encantava. Eu me senti acolhida na Congregação das Filhas do Amor Divino. A Irmã Teonia de Oliveira, com o seu jeito de me ouvir, de me atender me encantou. Fui fazer a experiência com as Irmãs durante 2 anos pois eu ainda era uma garota de apenas 16 anos de idade. Entrei para a Congregação e a minha primeira experiência na Congregação foi na mesma casa de onde eu havia me sentido vocacionada - o colégio Santa Teresinha. Morei 3 anos e trabalhei como catequista e professora de terceira série. Depois fui transferida para Assu e depois Natal. Sempre trabalhando com as mesmas coisas. Passei três anos na formação inicial e depois fui para Brasília onde trabalhei como diretora da escola, desenvolvi atividade social e acompanhei uma equipe de casais. Ali eu descobri minha nova vocação profissional. Voltei para o RN e trabalhei em Currais Novos como diretora, durante 2 anos e meio e tive a oportunidade de ser transferida para Fortaleza, local onde eu tenho me dedicado às atividades do meu novo despertar. Trabalhei 6 anos na Faculdade Católica de Fortaleza, coordenando um projeto de família por criado. Fiz vários estudos de formação nas áreas de família e direitos humanos. Hoje eu me dedico ao trabalho de restauração das relações de casais e família e dou curso Perdão e de Práticas Restaurativas para lideranças comunitária e de família e coordeno o conselho Nacional das Escolas de Perdão e Reconciliação - EsPeRe que você pode conhecer através do site www. Fundacionparalareconciliacion.org. Estou concluindo um mestrado em Sistemas Alternativos de Resolução de Conflitos que respalda todo o trabalho que venho desenvolvendo nos últimos dias.

Irmã M. do Socorro Medeiros Dantas,FDC


Nenhum comentário:

Postar um comentário