terça-feira, 7 de maio de 2013

Feliz aniversário Ir. Melânia


Irmã Melânia
         
Josefa freire de Araújo (Irmã Melânia), nasceu  no dia 07 de maio de 1925, no município de Caicó-RN. Seus pais Manuel Demétrio Filho e Genoveva Bezerra de Araújo.
        Morava numa fazenda do seu avo no estado da Paraíba, município de Brejo do Cruz. Com cinco anos de idade passou a morar na casa dos avos materno. Foi alfabetizada em casa por sua tia irmã de sua mãe. Aos oito anos foi morar na cidade na casa desta tia onde estudou.
        Quando Irmã Melânia completou dez anos sua mãe faleceu de parto, e ficaram cinco crianças órfãs. Eles foram criados pelos tios e os avos maternos. Na cidade só tinha até a 4ª série, assim terminando irmã Melânia voltou para o sitio onde teve oportunidade de aprender a trabalhar nos trabalhos domésticos como profissional de costura e bordado.
        Neste período ela dedicou muito aos irmãos sentia responsável por eles. A sua família era muito católica, costumava rezar o mês de maio em família, como também o oficio de Nossa Senhora aos sábados. Assim desde pequena foi introduzida na fé. Fez a primeira Eucaristia muito cedo e depois se associou ao Apostolado da Oração.
        Irmã Melânia foi uma jovem participativa na comunidade, gostava de ajudar os outros e também tinha muitos amigos.
        Vocação: a sua busca pela vocação religiosa era algo que estava dentro dela, mas ela não sabia
2 de fereiro de 2013
definir. Participava de alguns trabalhos na igreja, mas queria sempre mais. Quando Frei Damião fez missão em sua cidade ela foi chamada para ajudar. Esta experiência fez crescer um grande desejo de ser missionaria, mas não sabia como. Ela rezava a Deus pedindo que descobrisse sua vocação. Recebeu da Ação Católica um convite para um retiro no Colégio Santa Terezinha, o pregador foi Dom Delgado. Foi neste retiro que ela encontrou a resposta para sua vocação que era ser religiosa das Filhas do Amor Divino. Falou com Madre Auxiliadora esta se mostrou feliz pela sua decisão.
        No dia 26 de abril de 1946 dia de Nossa Senhora Santana recebeu de Madre Cristina Superiora Provincial a permissão para entrar na candidatura, No final do ano foi para o noviciado em Açu. Dia 21 de novembro recebeu o habito, tendo como mestra Irmã Josefina Galas.
      Comunidade onde trabalhou: Palmeira dos Índios,  Cristo Rei em Patos- PB, Casa Provincial em Emaús, Rio de Janeiro escola São Francisco de Assis, Brasília ,Caicó,  Açu, Arraçai- MG, Santa Cruz,  e atualmente esta residindo na comunidade Cônego Monte em Natal.
        Irmã Melânia é um presente para nossa comunidade. Ela é disponível, prestativa, orante, fraterna,  missionaria, e atenta a necessidade dos outros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário