segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Papa no Angelus: Tratar a religião como um investimento humano é uma tentação

Como todos os domingos, o Papa Francisco rezou o Angelus da janela de seu escritório no Palácio Apostólico, diante de uma multidão presente na Praça de São Pedro.
Dirigindo-se ao fiéis e peregrinos de todo o mundo, o Pontífice disse:
Queridos irmãos e irmãs, bom dia!
A narração do Evangelho de hoje nos leva, mais uma vez, como no domingo passado, à sinagoga de Nazaré na Galiléia onde Jesus cresceu em família e é conhecido por todos. Ele, que recentemente tinha iniciado sua vida pública, agora retorna pela primeira vez apresentando-se à comunidade em dia de sábado. Lê a passagem do profeta Isaías que fala do futuro Messias e por fim declara: “cumpriu-se hoje mesmo esta passagem da Escritura que acabais de ouvir ” (Lc 4,21). Os conterrâneos de Jesus, a princípio espantados e admirados, em seguida, começaram a murmurar entre eles e a dizer: porque é que este que pretende ser o Consagrado do Senhor, não repete aqui na sua cidade, os prodígios que se diz ter feito em Cafarnaum e nas aldeias vizinhas? Então Jesus diz: “Nenhum profeta é bem recebido em sua própria terra” (v. 24), e apela aos grandes profetas de outrora Elias e Eliseu, que realizam milagres em favor dos pagãos para denunciar a incredulidade de seus povos. Então, os presentes se sentem ofendidos, se levantam indignados, expulsam Jesus e querem lança-lo no precipício. Mas ele, por força de sua paz “passando pelo meio deles, continuou o seu caminho” (v. 30). Sua hora ainda não tinha chegado.
Leia na integra: http://pt.zenit.org/articles/papa-no-angelus-tratar-a-religiao-como-um-investimento-humano-e-uma-tentacao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário