domingo, 17 de julho de 2016


10 Ensinamentos de São Boaventura, doutor da Igreja


Em 1218, ao ficar muito doente, recebeu a cura por meio de uma oração feita por São Francisco de Assis, que percebendo a graça tomou-o nos braços e disse: “Ó, boa ventura! ”


Ele entrou para Ordem Franciscana e pela mortificação dos sentidos e muita oração, exerceu sua missão de franciscano e sacerdote na santidade. Ele foi um grande defensor de Cristo e da Igreja, com sua cultura, erudição e espiritualidade, lutou ao lado de outros grandes santos de seu tempo como Santo Alberto Magno e São Tomás de Aquino.


São Boaventura nos deixou muitos ensinamentos. Selecionamos aqui 10 deles para que você refletir:


1. “Eis a fonte de meus conhecimentos. Estudo Jesus, e Jesus crucificado! ”


2. “Se quereis progredir no amor de Deus, meditai todos os dias a Paixão do Senhor. Nada contribui tanto para a santidade das pessoas como a Paixão de Cristo”.


3. “Tem o Paraíso seguro todos os que anunciam as glórias de Maria”.


4. “Não basta a leitura sem a unção, não basta a especulação sem a devoção, não basta a pesquisa sem maravilhar-se; não basta a circunspecção sem o júbilo, o trabalho sem a piedade, a ciência sem a caridade, a inteligência sem a humildade, o estudo sem a graça”.


5. “Na profundidade do nosso ser está inscrita a memória do Criador. E precisamente porque esta memória está inscrita no nosso ser, podemos reconhecer o Criador na sua criação, recordar-nos, ver as suas pegadas neste cosmos criado por Ele”.


6. “Exorto o leitor antes de tudo ao gemido da oração por Cristo crucificado, cujo sangue lava as manchas das nossas culpas”.


7. “Jesus Cristo é a última palavra de Deus – nele Deus disse tudo, doando-se e proclamando-se a si mesmo. Mais do que Ele mesmo, Deus não pode dizer, nem doar”.


8. “A oração é a mãe e a origem da elevação, ação que nos leva para o alto”.


9. “Quem… não vê os inúmeros esplendores das criaturas, é cego; aquele que não desperta com tantas vezes, é surdo; quem não louva a Deus por todas estas maravilhas, é mudo; aquele que de tantos sinais não se eleva ao primeiro princípio, é estulto”.


10. “Portanto, oremos e digamos ao nosso Senhor Deus: “Conduza-me, Senhor, pela tua via, e eu caminharei na tua verdade. Alegre-se o meu coração no temor do teu nome”.


FONTE:http://blog.cancaonova.com/felipeaquino/2016/07/15/10-ensinamentos-de-sao-aventura-doutor-da-igreja/


Nenhum comentário:

Postar um comentário