domingo, 24 de julho de 2016



TRABALHO DAS FDC NA ÁFRICA
Irmã Judith Vieira (FDC) recebeu a seguinte da Irmã M. Vedrana Ljubic, FDC. Segundo Irmã Judite “Irmã Vedrana é da Bósnia, mas está a serviço da Missão FDC, na África. Ela é responsável pela continuidade da Formação das Junioristas, mas atua também no trabalho pastoral com o povo em geral, onde se faz necessário”. A seguir a íntegra da carta:
Em outubro deste ano serão 15 anos desde que as Filhas da Divina Caridade vieram para a Uganda. Fomos convidadas por sua graça, Paul K. Bakyenga e  Frades Franciscanos.
 "Para nos ajudar a melhorar a vida eucarística e oração em nossa Paróquia" -  Foi  o que escreveram no convite feito pelo Padre Ivica Peric OFM. Além disso, respeitando o nosso carisma e missão, ele disse: depois de deixar / estar aqui com as pessoas, vocês vão descobrir por si mesmas o que vocês, como as Filhas da Divina Caridade podem fazer por este povo.
De fato, após alguns meses, cada uma de nós tentou encontrar sua missão e o apostolado de acordo com cada uma das habilidades, possibilidades e boa vontade.
A Igreja local convidou-nos, mas o nosso Sr. Nicolina Hendges Sup. Geral tinha enviando-nos para "fazer o bem; para dar alegria; para fazer feliz e levar para o céu"; tornar o amor a Deus 'visível entre estes povos africanos amados.
Nosso Arcebispo tem sublinhado muitas vezes que são necessárias mais ações a serem realizadas. Nós, irmãs tentamos segui-lo e, - graças a Deus – nossas ações são realizadas conforme o esperado.
Em geral, estamos gratos ao querido Senhor por uma boa saúde. Nenhuma de nós tinha grande problema com a saúde, exceto com a malária. Uganda é um país bonito para se viver. A população sobe para 33 milhões. Há cerca de 62 línguas locais e muitas tribos - mas todos são de Uganda. O clima é bom, as pessoas são muito boas e estamos tentando  ser úteis.
Apostolado:
As Filhas do Amor Divino ajudam as pessoas em diferentes domínios. Três irmãs, por exemplo, estão trabalhando no dispensário; duas no Centro de Mulheres - na casa de formação dos jovens para ser FDC.
Também estamos ajudando no "Babies Home" onde há - até agora - 52 bebês encontrados em pit-latrinas, plantações de banana, pelas estradas, no mato, e em outros lugares. Desde a nossa chegada ao país, temos construído casas para as famílias pobres (mais de uma centena de casas) e educamos as crianças ... tudo isso é uma gota no oceano, mas faz a diferença.
É muito interessante que muitas dessas crianças que temos educado já trabalham com a gente; no dispensário, Mulheres Center e alguns deles tornaram-se nossas irmãs. Em breve, as Filhas do Amor Divino terão outra comunidade na capital de Uganda. O nosso desejo é começar com outra missão, ou seja, trabalhar com casas de meninas.

Deus tem abençoado com a vocação local; temos quatro irmãs professas, sete noviços, três candidatas e muitos, muitos aspirantes. Depois de iniciar a nossa missão no Ocidente, progressivamente, Uganda central, o nosso desejo, com a ajuda de Deus é ir ao Oriente e no Norte de Uganda ... até o fim do mundo, onde a boa notícia não chegou.
Sr. M. Vedrana Ljubic, FDC




































































Nenhum comentário:

Postar um comentário