sexta-feira, 22 de julho de 2016


Percurso de Madre Francisca em Roma 


Visita ao Santuário de Loreto:

“Acompanhadas da oração das minhas filhas espirituais e dos que estão aos nossos cuidados nas nossas casas, iniciamos no dia 7 de janeiro nossa viagem rumo à cidade eterna.

Reconhecendo a importância desta viagem, quisemos pedir a proteção e a intercessão da nossa querida e boa Mãe MARIA, no Santuário de Maria LORETO. Chegamos lá no dia 9 de janeiro. ”

“Estávamos profundamente emocionadas ao entrarmos na casa na qual o Arcanjo Gabriel trouxe à mais pura entre todas as virgens, a Anunciação, onde se concretizou a Encarnação do Filho de Deus e onde moraram as mais santas pessoas dentre todos os viventes. ”

“Eu tinha tantos pedidos a apresentar à Sagrada Família, de modo que o dia foi curto demais. Oxalá todos estes pedidos possam ser realizados. ”

“No dia anterior já tínhamos prestado nossa veneração a Santo ANTÔNIO em Pádua, recomendando-lhe as nossas intenções, como protetor da Congregação”.

“No dia seguinte, acorremos ao túmulo de São PEDRO, o Príncipe dos Apóstolos, para recomendar-nos também à sua proteção. Quando estávamos ali ajoelhadas, sem querer, tivemos que chorar. A entrada na Basílica São Pedro, a iluminação com as 19 lâmpadas diante do túmulo, toda a grandiosidade desta gigantesca Basílica causava uma avassaladora impressão. ”

 “Os santuários são tantos, demais para serem mencionados todos aqui. Vimos tudo e no dia 23 participamos de uma santa Missa no túmulo do nosso santo protetor e recebemos a santa comunhão. ”

“Da Basílica São Pedro fomos, depois, ao nosso bom Cardeal Protetor. Fomos recebidas por ele do modo mais paternal, ainda antes que ele fosse ter com o Santo Padre. Ele veio ao nosso encontro, perguntou a respeito de tudo e disse o quanto lhe causa felicidade o progresso da Congregação e que ele se alegra por ter parte nos méritos da Congregação, etc. Também está muito contente por sermos agraciadas pela benevolência da altíssima Casa Imperial. ”

“No dia 14 visitamos a sepultura de São Paulo, a qual se encontra a uma hora fora de Roma, bem como várias outras igrejas... entre as quais a de NOSSA SENHORA DAS NEVES e fizemos várias visitas. ”

“No dia 15 de janeiro participamos da santa Missa sobre o cárcere do santo Príncipe dos Apóstolos. No cárcere mesmo, ainda se pode ver o lugar onde ele estava acorrentado, a fonte que ali brotou e uma pedra, na qual ficou impressa o rosto de Pedro, quando foi derrubado pelo empurrão de um soldado. Um santo calafrio percorreu nossos membros ao visitarmos este terrível lugar de martírio. ”

“Fomos então (15 de janeiro) à sepultura de Santa Francisca Romana. ” ... e chegamos ao Coliseu, onde sofreram o martírio milhares de cristãos, entre atrozes tormentos e atirados aos animais ferozes. Depois fomos à Basílica São João do Latrão, a mais antiga igreja de Roma. ”

“Perto dela, vimos a igreja onde se encontra a escada, na qual Cristo esteve diante de Pilatos. Lá subimos de joelhos os 28 degraus. Podem imaginar com quanta emoção nos lembramos dos escárnios e da condenação sofrida pelo Senhor. Vimos ainda outros santuários por lá. ”

“No dia 18 estivemos na igreja dos Jesuítas...”

“Lá rezamos na sepultura de Santo Inácio, vimos o braço de São Francisco Xavier que a tantos batizou, bem como os quartos onde viveram e morreram Santo Inácio e São Francisco de Bórgia. Estes quartos foram transformados em capelas. ”

“... depois fomos à igreja de Santo Inácio onde rezamos junto à sepultura de São Luís e do beato Berchmanns. Também estivemos nos quartos onde estes viveram e morreram. ”

“No dia 24 estivemos no quarto de Santo Estanislau. Foi preciso pedir licença especial ao Vigário Geral. ”

“Na igreja de Santo Agostinho está a sepultura da Santa Mãe Mônica. Lá se venera uma grande estátua de Nossa Senhora. Ninguém entra ou sai nesta igreja sem ter beijado o pé de Nossa Senhora. ”

“Na igreja de Santo Antônio participamos de uma solene celebração de Requiem pelo Rei de Portugal. Foi presidida pelo Cardeal Jacobini e concelebrada por quatro Arcebispos. ”

“Na igreja de Santa Cecília também estivemos. Lá jazem 900 mártires. Vimos o banho onde quiseram sufocá-la e onde ela recebeu os três golpes de espada, permanecendo por três dias deitada numa pedra até morrer. Também ouvimos o canto das monjas.

“No dia 20 vimos a imagem de NOSSA SENHORA DAS NEVES. Foi pela mediação de Monsenhor Cataldi. Foi preciso abrir cinco fechaduras e portas até chegarmos, por longos corredores estreitos e escadas de caracol, do lado de trás da imagem. Ela é como a nossa. ”

“Depois fomos até a igreja JERUSALÉM, para ver as outras relíquias que só se pode ver com licença do Vigário Geral. Lá nos foram mostrados os três pedaços que ainda restam da santa Cruz, dois espinhos da coroa de Cristo, nos quais ainda se podia ver o sangue, um pedaço da coluna da flagelação e outro do presépio; uma parte da inscrição da cruz, um prego, com o qual o Redentor foi pregado à cruz, um fragmento da veste de Nossa Senhora, o dedo de São Tomé, que ele pôs no lado aberto do Senhor; também vimos a trave horizontal da cruz do bom ladrão. ”

“Junto a estas relíquias, que testemunharam a realização dos santos mistérios da Redenção, tínhamos uma singular sensação, que não se consegue descrever.

“No dia 21 fomos a São Lourenço. Esta pertence às sete igrejas principais de Roma, que devem ser visitadas para lucrar a indulgência. Lá, na sepultura de São Lourenço e do protomártir Estêvão, rezamos de todo o coração por todas. Nesta igreja também está sepultado o Papa Pio (IX).”

“Fomos então à igreja Santa Inês, onde hoje (dia 21) tem grande festa. Rezamos fervorosamente na sepultura desta santa. ”

"No dia 25 estivemos três horas nas catacumbas, nesta cidade dos mortos, onde foi horrível.

"Sim, esta viagem deverá trazer muita bênção para a Congregação. Fizemos os mais santos propósitos, tanto para nós mesmas quanto para toda a Congregação, junto aos santos lugares diante das relíquias e sepulturas dos santos na cidade dos mortos (catacumbas). Se, com a graça de Deus, estes forem levados a bom termo, podemos ser verdadeiramente felizes.

No dia 29 estivemos na igreja que foi construída sobre a casa de Santa Sabina, e onde ela e São Domingo estão sepultados. Neste lugar este santo fundou a sua ordem. Vimos a pedra que o demônio atirou nele por raiva. Estamos trazendo folhas e laranjas da árvore plantada pelo santo há 600 anos. ”

“Também estivemos na igreja na qual foi transformada a casa de Santo Aleixo e na qual ainda se conserva a escada e o poço, de onde ele buscava água. ”

No dia 23 participamos da santa Missa no túmulo de São Pedro e recebemos a santa Comunhão. Depois fomos ao subterrâneo e vimos muitas sepulturas de Papas. ”

"No dia 26 estivemos na capela onde São Pedro foi crucificado. ”

(San Pietro in Montorio, sul Gianicolo)








Um comentário:

  1. Parabéns aos responsáveis pelas postagens. Nosso Blog está sendo cada vez mais visitado devido aos interessantes artigos e notícias colocadas. Um agradecimento especial a quem começou a postar esta página sobre a viagem de nossa fundadora a Roma. Há muito que sonhava com este momento.

    ResponderExcluir