sexta-feira, 29 de julho de 2016



O ESCAPULÁRIO NÃO É AMULETO

Muitas pessoas usam o escapulário ou outros objetos de devoção sem Saber o seu verdadeiro significado, pior ainda quando usam como amuleto, algo mágico que dá sorte, que livra de mau olhado ou coisa semelhante.
Como se o verdadeiro sentido não viesse do coração daquele que usa tal objeto, que conhecendo o seu verdadeiro significado o usa para sinalizar algo que pulsa em seu íntimo, sua fé, seus propósitos, sua conversão.
Muitos usam cruzes, medalhinhas, terços e grande número de pessoas usam o escapulário de Nossa Senhora do Carmo, simplesmente por modismo, porque todo mundo o está usando ou porque aquele artista usou na novela.
O Escapulário do Carmo é um sacramental. No dizer do Concílio Vaticano II, o Escapulário é “um sinal sagrado, segundo o modelo dos sacramentos, por intermédio do qual significam efeitos, sobretudo espirituais, que se obtêm pela intercessão da Igreja”. (SC 60)
“A devoção do Escapulário do Carmo fez descer sobre o mundo copiosa chuva de graças espirituais e temporais”. (Pio XII, 6 de agosto de 1950) Flor do Carmelo, Videira florescente, Esplendor do Céu, Mãe sempre Virgem e Singular, aos Carmelitas daí privilégios, ó Estrela do mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário