quinta-feira, 14 de julho de 2016


O Rosário nos transporta para junto da Virgem Santíssima



No itinerário espiritual do Rosário, fundado na incessante contemplação – em companhia de Maria – do rosto de Cristo, este ideal exigente de configuração com Ele, alcança-se através do trato, do relacionamento, podemos dizer “amistoso”. Este introduz-nos de modo natural na vida de Cristo e como que nos faz “respirar” os seus sentimentos. A este respeito diz o Beato Bártolo Longo:
“Tal como dois amigos, que se encontram constantemente, costumam configurar-se até mesmo nos hábitos, assim também nós, conversando familiarmente com Jesus e a Virgem, ao meditar os mistérios do Rosário, vivendo unidos, uma mesma vida pela Comunhão, podemos vir a ser, por quanto possível à nossa pequenez, semelhantes a Eles, e aprender destes supremos modelos a vida humilde, pobre, escondida, paciente e perfeita”.
O Rosário transporta-nos misticamente para junto de Maria, Mãe dedicada a acompanhar o crescimento humano de Cristo na casa de Nazaré. O que permite-lhe educar-nos e plasmar-nos, com a mesma solicitude, até que Cristo esteja formado em nós plenamente (cf. Gal 4, 19).

Nenhum comentário:

Postar um comentário