sexta-feira, 2 de setembro de 2016


ENCONTRO DISCUTE A IMPORTÂNCIA DOS LEIGOS PARA A IGREJA

 


O 10º Encontro de Associados Amor Divino (AAD) realizado no último mês de agosto, contou com a presença do assessor do setor Leigos da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato (CEP) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Laudelino Augusto dos Santos Azevedo. Durante o evento, Laudelino ministrou uma palestra falando sobre o Documento 105 – Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade.

A presença de Laudelino foi de extrema importância e contribuiu para elevar a autoestima de todos os membros participantes do grupo de Associados Amor Divino. O Documento 105, conforme explica o assessor, tem a finalidade de animar o laicato na compreensão de sua atuação como sujeitos eclesiais nas diversas realidades em que se encontram inseridos e está baseado no método ver-julgar-agir e divide-se em três capítulos: “O Mundo Atual: Esperanças e Angústias”, “O Sujeito eclesial: Cidadãos, Discípulos e Missionários” e “A ação Transformadora na igreja e no Mundo”.

Para explicar o que é o leigo para a Igreja e a Igreja para o leigo, Laudelino destacou a Teologia da Encarnação, apresentando a Igreja construída sobre o mundo na rocha da fé em Jesus Cristo. “Assim como o Verbo de Deus se encarnou, a Igreja, Corpo Místico de Cristo, também se encarna na história como Povo de Deus Peregrino. ”

O âmbito de atuação do leigo, conforme explicou Laudelino Augusto, é o mundo globalizado: da família, do trabalho, da economia e da dor. O grande desafio do cristão é viver no mundo sem ser do mundo. Ele afirma também, que os leigos são corresponsáveis pelo ser e pelo agir da Igreja.

O 10º Encontro de Associados Amor Divino contou com participantes de Natal, Parnamirim, Assú, Caicó, Jardim do Seridó, Areia Branca, Fortaleza e Palmeira dos Índios. O próximo encontro já está agendado para agosto/2017.

4 comentários:

  1. Parabéns Nadja, pelo seu desempenho como membro fa Equipe de postagem do Blog!
    Este artigo sobre a Assembleia dos Associados - agosto - 2016, veio coroar o encontro com uma informação tão detalhada e precisa.
    Obrigada! Muito obrigada! Que Deus lhe abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Nadja mais uma vez!
    Este artigo sobre a Assembleia -2016 veio coroar o encontro e despertar mais ainda em todos os membros a importância do movimento.

    ResponderExcluir