segunda-feira, 5 de setembro de 2016


SETEMBRO: MÊS DEDICADO Á BÍBLIA



O mês de setembro foi escolhido como o mês da Bíblia, porque no dia 30 de setembro é dia de São Jerônimo, um grande biblista. Foi ele quem traduziu a Bíblia dos originais (hebraico e grego) para o latim, que naquela época era a língua falada no mundo e usada na liturgia da Igreja. Hoje a Bíblia é o único livro que está traduzido em praticamente todas as línguas do mundo e está em quase todas as casas. A Bíblia é o livro mais vendido, distribuído e impresso em toda a história da humanidade.

A Bíblia – Palavra de Deus – é o fruto da comunicação entre Deus que se revela e a pessoa que acolhe e responde à revelação. Por isso a Bíblia é formada por histórias de um povo, o Povo de Deus, que teve o dom de interpretar sua realidade à luz da presença de Deus e compreender que a vida é um projeto de amor que parte de Deus e volta para Ele.

A palavra BÍBLIA vem do grego e significa LIVRO. A Bíblia já foi traduzida para mais de 1.500 línguas e dialetos. A obra conta com cerca de 40 autores, das mais variadas profissões: desde humildes agricultores e pescadores, até renomados reis.

O Antigo Testamento foi escrito em hebraico, com exceção de algumas passagens em Esdras, Jeremias e Daniel, que foram escritas em aramaico – a língua falada por Jesus.

A Bíblia contém 1.189 capítulos e 31.102 versículos. O maior versículo da Bíblia é ESTER. Também existem 3.573 promessas na Bíblia. Todos os versos do Salmo 136 terminam com o mesmo estribilho: "Porque a Sua misericórdia dura para sempre”.

O Salmo 119 é o mais longo da Bíblia e foi escrito em forma de acróstico. Os 176 versículos acham-se divididos em 22 seções de oito versos cada uma, correspondendo a cada uma das letras do alfabeto hebraico.




Nenhum comentário:

Postar um comentário