sexta-feira, 21 de outubro de 2016

A meditação como empenho de amor



Saiba por que a meditação é um verdadeiro empenho de amor, que exige esforço da inteligência e entrega da vontade.


Nesta aula do curso “Ensina-nos a orar”, Padre Paulo Ricardo nos explica por que a meditação exige de nós um empenho de amor. Primeiramente veremos que a meditação exige um esforço de nossa inteligência, para que cheguemos à contemplação da Verdade, que não é apenas um conhecimento racional, mas uma pessoa: Jesus Cristo. Ao final, veremos como podemos saber se estamos verdadeiramente meditando.

Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face na enfermaria.

Nós estamos tentando realmente enxergar qual é a natureza da meditação cristã, que é bem diferente da meditação budista, das meditações do Yôga e Cia. Ltda. Por quê? Porque a meditação cristã é um encontro de amor. Não é pensar no nada. Muita gente confunde a meditação com uma espécie de quietismo, como se estivéssemos buscando um “nirvana”[1], um nada. Não basta que coloquemos nosso cérebro em “stand by[2]e sentir uma paz lerda e assim, sonolenta. Isso não é meditação. Pois, a meditação é empenho de amor.

Um comentário:

  1. Parabéns Nadja!
    Seu visível esforço para que nosso Blog seja realmente um autêntico meio de propagação do AMOR DIVINO é dígno de consideração. Nossa gratidão e nosso reconhecimento! Obrigada!

    ResponderExcluir