quarta-feira, 5 de outubro de 2016


O Rosário me ajuda a voltar a ser criança



Pessoalmente, quando converso sozinho com Deus e com Nossa Senhora, mais que adulto, prefiro sentir-me criança. A mitra, o barrete, o anel desaparecem: mando tirar férias o adulto e o Bispo, igualmente, com o seu porte relativamente sério, reservado e ponderado, para abandonar-me à ternura espontânea que uma criança tem diante do pai e da mãe.
Ajuda-me a rezar, o fato de estar — pelo menos por meia hora — diante de Deus como aquilo que sou na realidade, com a minha miséria e o melhor de mim mesmo; ajuda-me a rezar o fato de sentir aflorar do fundo do meu ser a criança que já fui, que quer rir, tagarelar, amar o Senhor e que, às vezes, sente a necessidade de chorar, para que a sua misericórdia lhe seja concedida.
Tudo isso me ajuda a rezar. O rosário, oração simples e fácil, por sua vez, me ajuda a ser criança, e disso eu não me envergonho, de jeito nenhum. (João Paulo I)
No mês de outubro, o mês do Rosário, nós rezamos à Virgem, de forma especial. O Rosário é a oração à Virgem Maria, compreendendo a meditação dos vinte mistérios da Fé Católica, divididos em quatro grupos de cinco mistérios – denominados Terço – e nos leva ao estudo e à meditação profunda da Palavra Sagrada da Bíblia e das passagens mais importantes do Evangelho. Os mistérios do Santo Rosário são: Gozosos, Dolorosos, Gloriosos e Luminosos.
Podemos dividi-los, durante a semana:
Mistérios Gozosos (segunda-feira e sábado) 
·         1. A encarnação do Filho de Deus, a Anunciação. 2. A visitação de Nossa Senhora a Santa Isabel. 3. O nascimento do Filho de Deus. 4. A Apresentação do Senhor Jesus no templo. 5. A Perda do Menino Jesus e o encontro no templo.
Mistérios Dolorosos (terça-feira e sexta-feira)
·         1. A Agonia de Jesus no Horto das Oliveiras, o Getsêmani. 2. A Flagelação do Senhor. 3. A Coroação de espinhos. 4. O Caminho do Calvário carregando a Cruz. 5. Crucificação e Morte de Nosso Senhor.
Mistérios Gloriosos (quarta-feira e domingo)
·         1. A Ressurreição do Senhor. 2. A Ascensão do Senhor. 3. Pentecostes, a Vinda do Espírito Santo. 4. A Assunção de Nossa Senhora aos Céus. 5. A Coroação da Santíssima Virgem.
Mistérios Luminosos (quinta-feira)
·         1. O Batismo de Jesus, no Jordão. 2. As bodas de Caná. 3. O anúncio do Reino de Deus convidando à conversão. 4. A Transfiguração. 5. A Instituição da Eucaristia, expressão sacramental do mistério pascal.
A festa de Nossa Senhora do Rosário é comemorada em 7 de outubro. Esta festa foi instituída pelo Papa Pio V, em 1573, para agradecer a Maria pela vitória alcançada na Batalha de Lepanto (1571). (Posted by NLira)


Nenhum comentário:

Postar um comentário