quinta-feira, 13 de outubro de 2016


           ARTIGO

Viver nos conduz a momentos inesquecíveis pela felicidade que vivemos ou pela dor que sentimos.    

       Por Maria de Lourdes Farias
      
Igreja na qual José Adonias, pai de Maria de Lourdes e de Ir. Judith batizou seus filhos.


Sentada diante da vida pude visualizar, em alguns segundos, um desfile de acontecimentos idos e, um deles deteve a minha atenção. Era início da década de 60. Meu pai, José Adonias, entrava em cena com o seu belo e muito bem cuidado sítio, onde tudo ali virava ouro pelo carinho e dedicação extremada dele, de onde tirava fartamente o sustento da família e estendia em forma de oferta de trabalho a toda vizinhança.

Certo dia chegou cansado demais, depois de um longo dia de trabalho pesado em um raríssimo inverno, que o fazia entusiasmado pela previsão de uma excelente colheita que viria, dividiu a alegria conosco e depois adormeceu feliz junto a todos nós no enlevo venturoso de um sonho bom.

E eis que na calada daquela noite escura de uma enorme chuva, todo aquele tesouro foi envolvido e tragado pelas águas que, impiedosas, soterravam e faziam desaparecer uma a uma cada peça daquela bela e gigantesca construção de toda uma vida de muito trabalho.

Tudo é efêmero. O universo está em constante mutação. A vida dá lugar a outras vidas. O sonho se transforma em realidade ou vira outro sonho. O dia se faz noite, o escuro torna-se clarão. Calam-se vozes e o silêncio grita. Abrem-se caminhos e se fecham saídas. Uma centelha que hoje ilumina e aquece, amanhã queima, elimina, destrói. Uma doce presença rapidamente se torna uma grande ausência. Nada fica sempre no mesmo lugar e o tempo é, indiscutivelmente, senhor absoluto do universo.

E como estou diante da belíssima igreja que me apresentou ao PAI há quase 70 anos, uma prece: Curvo-me às Tuas maravilhas, meu Deus. Incontáveis foram e são os motivos de profunda paz, felicidade, harmonia e certezas do Teu poder, da Tua infinita bondade sobre mim. Quando me deparei com rios caudalosos ou desertos escaldantes encontrei sempre a Tua mão a me guiar, proteger, acalentar, reanimar, fortalecer. Fitando emocionada a Tua Mãe neste Templo, berço de tantas gerações, agradeço ... agradeço ... agradeço ... E peço a Tua bênção por intercessão d’Ela para que as minhas fraquezas não me façam esmorecer. . .. Assim seja.

Um comentário:

  1. Obrigada minha irmã, por recordar a maravilhosa figura de nosso Pai - José Adonias, homem de um caráter que marcou a vida de todos nós: verdadeiro, fiel pai e esposo, responsável, autêntico em suas atitudes e tomadas de decisões.

    ResponderExcluir