quarta-feira, 23 de novembro de 2016

CÁRITAS BRASILEIRA: 60 ANOS

Nos dias 09 a 13 de novembro de 2016, realizou-se o V Congresso da Cáritas Brasileira em Aparecida, São Paulo com a presença de mais de 500 pessoas de todo Brasil e vários Países como parceiros da Cáritas Brasileira. Estiveram presentes 12 Bispos, 30 Sacerdotes, dezenas de Religiosos/as e centenas de Agentes leigos/as da Cáritas Brasileira, neste encontro celebrativo e jubilar.

A Cáritas Brasileira foi criada em 12 de novembro de 1956 pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), quando era o presidente Dom Hélder Câmara, o Profeta da Solidariedade. No início a Cáritas foi incumbida de articular todas as Obras Sociais Católicas do Brasil e distribuir alimentos, roupas, através do “Programa Aliança para o Progresso”, implementado após a Segunda Guerra Mundial. Muitas equipes das Cáritas Regionais e Diocesanas, fortaleceram-se a partir dali, na Promoção Humana. Com o Concílio Vaticano II e da Conferência de Medellin, houve novas orientações sociais para as práticas solidárias da Igreja de forma mais estruturante e transformadora, inspirados na Doutrina Social da Igreja.
                                                
Para celebrar os 60 anos da Cáritas Brasileira foram muitas as atividades preparatórias realizadas em todo Brasil, com fóruns, seminários, caravanas e a visita da Imagem de Nossa Senhora Aparecida em todos os recantos do Brasil, celebrando os 60 anos da Cáritas e os 300 anos de Aparição da Mãe Aparecida no Rio Paraíba, aos humildes Pescadores. De 09 a 13 de novembro de 2016, realizou-se o V Congresso Nacional da Cáritas Brasileira em Aparecida, São Paulo, como um grande momento celebrativo, de Ação de Graças e de projeção das atividades dos próximos quatro anos. Aqui em Santa Maria a Cáritas é a organização do Banco da Esperança, através da Ação Social e o Projeto Esperança/Cooesperança, através da Economia Solidária, Agricultura Familiar, Comércio Justo, Consumo Ético e Solidário.
                                                A Cáritas a nível Nacional está organizada com sede em Brasília, e tem 183 entidades-membro a nível nacional que são as Cáritas Diocesanas, 12 Regionais e 05 Inter-regionais. Atua em 450 Municípios do Brasil, sendo presença solidária e profética junto às pessoas mais empobrecidas, tornando-as sujeitas da sua própria transformação.
                                                
No fomento às iniciativas de Economia Solidária, Segurança Alimentar e Nutricional e Sustentável, Fundos Solidários envolvendo jovens, crianças, mulheres, catadores de materiais recicláveis, agricultores, acampados, assentamentos de reforma agrária, ribeirinhos, quilombolas, indígenas, comunidades em situação de riscos e afetadas por desertos sócio-ambientais, Políticas Públicas, entre outros.
                                                
A proposta da Cáritas é fortalecer cada vez mais o serviço da Caridade Organizada, para que “Mais gente possa ser gente” fortalecendo a “Transformação pela Solidariedade” e para que “Todos Tenham Vida e a Tenham em Abundância” (Jo 10,10).




 Irmã Lourdes Dill, FDC
Coord. do Projeto Esperança/Cooesperança
Vice-Presidente da Cáritas Brasileira




Nenhum comentário:

Postar um comentário