quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Carta de Irmã Eliane

Bom dia! Como vão vocês? Como vai a vida do outro lado do oceano?
          Hoje pela manhã estava pensando em me comunicar um pouco com vocês. Perdão por não ter me comunicado antes, pois, aqui o tempo também  passa rápido e como sabem pela graça de Deus  sempre estou ocupada correndo tentando viver um pouco do nosso lema.
           Obrigada pelas orações e atenção de todas vocês! Graças a Deus agora eu estou bem. Estive um pouco doente com uma reação alérgica ao uso de um dos antibióticos dos quais não posso tomar, mas em tudo Deus seja louvado.
            Eu me uno a todas vocês em oração e ofereço os meus sacrifícios para o bem de todas. Mantenho de coração sincero, especial união através da oração e da eucaristia por Irmã Mara Rubia e a todas as Irmãs que também se encontram doentes.  Que o Senhor permaneça do lado de cada uma confortando e fortalecendo.
             Agradeço as cartas, os emails e os recados no facebook ou no skype  que chegam da parte de algumas de vocês. Que o Senhor as recompense e retribua a cada uma com muitas bênçãos e graças. Acima de tudo quero agradecer pelas orações de vocês, elas vem sendo um verdadeiro apoio em todos os momentos da minha vida.
            O trabalho com a formação aqui também é desafiador e em alguns aspectos, mais desafiador do que no Brasil. Isso exige bastante de quem trabalha com as jovens, precisamos sempre nos apoiar na graça de Deus, pedir a luz do Espírito Santo e a “sabedoria da cruz”. A missão como um todo é "uma caixinha de surpresa”, até nas diferentes plantações diante do  que podemos plantar  para comer, e não comprar etc. Mas a graça de Deus sempre vem nos acompanhando, que Ele seja bendito para sempre.
            Pela graça de Deus vivo bem com as irmãs e as jovens. Já estou um pouco melhor nível básico do  inglês e me comunico bem, mas não sou boa na gramática. O tempo para estudar não existe por mais que tente me organizar, mas uso inglês praticamente o tempo todo. Já dirijo por aqui perto e atendo as necessidades da comunidade  quando precisa. Aqui eles quase não tem sinal de trânsito e muito deles não dirigem bem. Rezar sempre e confiar em Deus é importante.
             As pessoas são muito boas e acolhedoras, possuem uma alegria muito bonita e um jeito especial de ser, principalmente nas vilas. Eu adoro o sorriso branco deles com uns dentes perfeitos. Quanto à língua local, eu sou limitada e só sei cumprimentar o povo. A aprendizagem futura da língua local é bem necessária para a comunicação com o povo simples que não sabem nada de inglês. Eu experimentei o que significa isso bem de perto quando fui visitar as famílias das jovens ou quando fui com algumas Irmãs fazer animação vocacional em algumas paróquias e vilas.
 As jovens que vem para a formação, são muito boas e possuem um coração muito bonito. Mas precisamos ensinar as mínimas coisas incluindo às vezes noções básicas de higiene e o zelo pelo espaço em que vivemos e a base cristã ainda  é muito limitada. Até que elas aprendam, leva um tempo grande e requer paciência e humildade para ensinar repetidas vezes e isso às vezes desgasta bastante. Mas Deus vem  nos ajudando!
Às vezes sinto muita falta de Irmãs preparadas para serem um apoio para nós na formação. Principalmente nos assuntos referentes às questões da fé, Madre Francisca, Bíblia, relações humanas, doutrina, liturgia, catequese e a espiritualidade da congregação. Como não temos, fazemos o que é possível, às vezes chamamos pessoas de fora sejam padres ou Irmãs de outras Congregações para nos ajudarem, mas precisamos sempre colaborar financeiramente com eles. Graças a Deus, Irmã Marta, Ir. Alaide e eu nos ajudamos como podemos e damos  quase todas as aulas as jovens e tentamos acompanhá-las nas tarefas diárias e nas necessidades pessoais de cada uma. Agradeço a Deus a força recebida através das orações de vocês.               
         Aqui  na casa de formação no momento somos 15 pessoas, entre 21 e 70 anos. 5 jovens Candidatas (Aspirantes). 5 Noviças, 2 do primeiro ano e 3 do segundo,  3 Junioristas, Irmã Alaide com 70  anos do sul do Brasil e eu.          
          As três jovens Irmãs que moram conosco também são muito boas. Uma é responsável para cuidar da Plantação com as jovens pela manhã e fazem o possível para que tenhamos feijão, milho, batata doce, algumas verduras, frutas e principalmente banana. Fazemos o possível para comprar na cidade só o que não vem da roça, pois somos muitas e tudo é caro.
            Aqui cozinhamos usando lenha ou carvão, e isso é um gasto grande para nós, mesmo economizando ainda precisamos comprar pelo menos 3 vezes por ano. Temos um fogão a gás, mas só usamos para as grandes necessidades e para preparar o café de manhã, pois o  gás custa caro.
Nós Irmãs, junioristas e as noviças do 2 ano somos responsáveis para preparar o café da manhã, nos revezando por semana, geralmente às 04h30min ou 05h00min da manhã (o almoço é preparado pelas jovens). Tentamos ficar prontas antes das 05h30min para rezarmos o oficio das leituras, a meditação e a oração da manhã seguindo com a Missa  ou celebração da palavra as 07h00min. Após o café geralmente o dia é cheio com o programa especifico da casa de formação e os imprevistos que aparecem. Quando vamos dormir somos gratas a Deus e nos preparamos para o dia seguinte, sempre com atenção no Lema.
         As duas outras jovens Irmãs ensinam em uma escola há meia hora daqui, elas vão de moto taxi, sabemos que é perigoso, mas confiamos na graça de Deus  que continuará protegendo-as até que em um ou dois anos possamos resolver o que fazer. Lá até a  escola não tem transporte público e o acesso é difícil, é um espaço onde têm pobres e refugiados. Quando chove  eu vou deixá-las e depois buscá-las, como estou fazendo agora nesse tempo de chuva. Essa é uma experiência nova onde estamos pensando no futuro da missão aqui.  
         O salário delas é pouco, mas pensamos na presença das Irmãs entre eles e a formação que elas dão é importante para todos, principalmente a base cristã. Com esse salário pagamos o transporte mensal para elas, o que já leva a metade e escolhemos o que fazer com o pouco que sobra, às vezes compramos açúcar, outras vezes arroz ou o gás. Agradecemos a Deus por isso!
            Economizar aqui também é muito importante, pois como em todos os lugares, se você precisar de qualquer coisa ou favor normalmente precisa pagar. Nós todas nos  ajudamos muito nas tarefas da casa e da cozinha e graças a Deus tudo vem caminhando bem. Uma Irmã e duas senhoras  estão ensinando algumas das jovens a costurarem as nossas roupas isso já é uma forma de tentar economizar mais. Pois sempre nos preocupamos com as passagens para elas irem de férias para a casa da família uma vez por ano, como também com os cuidados com a saúde e outros.
           Aqui tem uma promessa de que em breve vão colocar um transformador de energia há 10 minutos do nosso convento, então poderemos ter energia. Já estamos felizes só em pensar na possibilidade, mas pode demorar ainda de 6 meses a um ano;  só Deus sabe, pois aqui tudo é bem lento. Mas vamos precisar nos preparar bem financeiramente para esse gasto.
Com relação ao futuro daqui, eu peço realmente orações, pois acredito que sabem que teremos capitulo no final de dezembro, em preparação para o estabelecimento da experiência da vice-província. É uma necessidade, uma graça e um novo desafio em vista do futuro. Precisamos muito do apoio espiritual de vocês nesse momento, pois somos poucas e limitadas, mas sabemos que a graça de Deus é maior e isso me conforta. Por favor, queridas Irmãs sejam as nossas fieis intercessoras nesse processo. Como sabem terá uma superiora da Vice-província e duas conselheiras. Rezem conosco por essas pessoas que sejam escolhidas conforme a vontade do coração do Senhor. O capitulo começará em dezembro após o Natal.
Um abraço fraterno minhas sinceras orações.
          
Um abençoado dia na presença de Deus!

Ir. Eliane da Silva Rocha, FDC

Mbarara Uganda, 11.10.16

Um comentário:

  1. Irmã Eliane querida,
    Queremos agradecer a longa carta que nos enviou, relatando detalhadamente o trabalho apostólico aí, bem como a vida da Comunidade. Somos gratas pelas notícias, pelas informações. Um grande abraço, Irmã Judith e Irmãs do Nossa Senhora das Vitórias.

    ResponderExcluir