quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Papa Francisco concede o título de Igreja-Catedral ao Santuário Nacional de Aparecida

Neste sábado (12), durante a Santa Missa celebrada às 9 horas da manhã, foi promulgado o decreto da Congregação para os Bispos, que concede ao Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida o título de Igreja-Catedral. O título foi concedido por Monsenhor Marcel Smejkal, delegado do Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d’Aniello. A celebração foi presidida pelo Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo de Aparecida (SP), que agora tem sua Cátedra no Santuário.


A transferência do título de Catedral de Guaratinguetá para Aparecida

Em nota oficial, Dom Raymundo Damasceno Assis esclarece que, “com a transferência, fica extinto o título de Catedral do templo dedicado a Deus, em honra de Santo Antônio, na cidade de Guaratinguetá, passando, então, o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida ao grau e dignidade de Igreja-Catedral da mesma Arquidiocese”[1].

Segundo Dom Raymundo, a transferência do título de Catedral para o Santuário Nacional de Aparecida em nada diminui a importância da Igreja Matriz de Santo Antônio, em Guaratinguetá, que é a primeira igreja da Arquidiocese.

A igreja, dedicada a Santo Antônio de Pádua, foi construída em 1630, com paredes feitas em pau-a-pique e com cobertura de sapé. Santo Antônio de Sant’Ana Galvão (1739 -1822), primeiro santo brasileiro, foi batizado na antiga Matriz. Na mesma igreja, Frei Galvão fez sua primeira comunhão, foi crismado e, como jovem religioso, aí rezou sua primeira missa”[2].

O Santo nasceu apenas duas décadas depois do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida. Frei Galvão, conhecido por seu profundo amor a Deus e aos pobres, nutria também uma profunda devoção mariana. Uma relíquia preciosíssima, que se encontra no Mosteiro da Luz, atesta essa devoção. Trata-se do ato de consagração de Frei Galvão, como escravo a Nossa Senhora, escrito de próprio punho em 1766, quando tinha 27 anos de idade[3].


Nenhum comentário:

Postar um comentário