sexta-feira, 29 de julho de 2016


A IMPORTÂNCIA DAS INDULGÊNCIAS



Diz o Catecismo que: “Os que morrem na graça e na amizade de Deus, mas não estão completamente purificados, embora tenham garantida a sua salvação eterna, passam, após sua morte, por uma purificação, a fim de obterem a santidade necessária para entrarem na alegria do Céu. ” (§1030). A doutrina tem base na Bíblia (2Mac 12, 39-46; Mt 5, 22-26; Mt 12,31; Mc 3,29; Lc 12,45-48; Lc 12,58-59; 1Cor 3,15; 1Pe 3,18-19; 4,6).

Em todas as Missas, a Igreja reza pelo sufrágio das almas do Purgatório. São João Crisóstomo (†404) disse: “Levemos-lhes socorro e celebremos sua memória. Não hesitemos em socorrer os que partiram e em oferecer nossas orações por eles (Hom. in 1Cor 41,5). “Os Apóstolos instituíram a oração pelos mortos e que esta lhes presta grande auxílio e real utilidade” (Fil. III 4, PG 62, 204). O Papa João Paulo II, disse: “A tradição da Igreja exortou sempre a rezar pelos mortos. O fundamento da oração de sufrágio encontra-se na comunhão do Corpo Místico…” (LR, n. 45, de 10/11/91). “Numa misteriosa troca de dons, eles [no purgatório] intercedem por nós e nós oferecemos por eles a nossa oração de sufrágio.”( LR de 08/11/92, p. 11). “As suas almas [no purgatório] intercedem por nós junto de Deus”. (02/11/94)

“Indulgência é a remissão, diante de Deus, da pena temporal devida aos pecados já perdoados quanto à culpa, que o fiel, devidamente disposto e em certas e determinadas condições, alcança por meio da Igreja, a qual, como dispensadora da redenção, distribui e aplica, com autoridade, o tesouro das satisfações de Cristo e dos Santos”. (Papa Paulo VI, 1967). A indulgência pode ser

Podemos a cada dia oferecer uma Indulgência Plenária para uma alma do Purgatório, ou para a nossa alma, basta o seguinte: 1 – Fazer uma Confissão perfeita; 2 – Participar da Santa Missa e da Comunhão com esta intenção; 3 – Rezar pelo Papa ao menos um Pai-nosso, uma Ave-Maria e um Glória ao Pai; 4 – Escolher uma das quatro alternativas: Adoração do Santíssimo por meia hora; ou ler a Palavra de Deus, meditando por meia hora; ou fazer a Via-Sacra na capela seguindo os quadros; ou rezar o Terço em família diante de um Oratório. Há outras maneiras de ganhar indulgências previstas no “Manual das Indulgências” (veja o livro O QUE SÃO AS INDULGÊNCIAS, Ed. Cleófas)


O ESCAPULÁRIO NÃO É AMULETO

Muitas pessoas usam o escapulário ou outros objetos de devoção sem Saber o seu verdadeiro significado, pior ainda quando usam como amuleto, algo mágico que dá sorte, que livra de mau olhado ou coisa semelhante.
Como se o verdadeiro sentido não viesse do coração daquele que usa tal objeto, que conhecendo o seu verdadeiro significado o usa para sinalizar algo que pulsa em seu íntimo, sua fé, seus propósitos, sua conversão.
Muitos usam cruzes, medalhinhas, terços e grande número de pessoas usam o escapulário de Nossa Senhora do Carmo, simplesmente por modismo, porque todo mundo o está usando ou porque aquele artista usou na novela.
O Escapulário do Carmo é um sacramental. No dizer do Concílio Vaticano II, o Escapulário é “um sinal sagrado, segundo o modelo dos sacramentos, por intermédio do qual significam efeitos, sobretudo espirituais, que se obtêm pela intercessão da Igreja”. (SC 60)
“A devoção do Escapulário do Carmo fez descer sobre o mundo copiosa chuva de graças espirituais e temporais”. (Pio XII, 6 de agosto de 1950) Flor do Carmelo, Videira florescente, Esplendor do Céu, Mãe sempre Virgem e Singular, aos Carmelitas daí privilégios, ó Estrela do mar.





PAI NOSSO – A ORAÇÃO QUE O SENHOR NOS ENSINOU



“A oração dominical (Pai-Nosso) é a mais perfeita das orações. Nela não só pedimos tudo quanto podemos desejar corretamente, mas ainda segundo a ordem em quem convém deseja-lo. De modo que esta oração, não só nos ensina a pedir, mas ordena também todos os nossos afetos”. (Santo Tomás de Aquino)



De pecadores que somos, mas perdoados em Cristo, podemos levantar os olhos para o Pai e dizer “Pai Nosso! ” A “Oração perfeita” brotou do coração de Jesus quando um dos discípulos lhe pediu que os ensinassem a rezar (Lc 11,1). São pedidos perfeitos ao Pai. Saudamos a Deus como Pai – uma ousadia de amor – e lhe fazemos três pedidos para a Sua Glória e realização de Sua Santa Vontade, e mais quatro pedidos para nossas necessidades.

Santo Agostinho disse que o Pai Nosso é a síntese do Evangelho: “Percorrei todas as orações que se encontram nas Escrituras, e eu não creio que possais encontrar nelas algo que não esteja incluído na Oração do Senhor. ” De um lado Jesus nos ensina uma “vida nova”, por palavras, e por outro lado nos ensina a pedi-la ao Pai na oração, para a podermos viver.

É a oração dos filhos de Deus, que deve ser rezada com o coração, na intimidade com o Pai, para que se torne em nos “espirito e vida”; pois o Pai enviou aos nossos corações o Espirito do Seu Filho que clama em nós Abba, Pai. (Gal 4,6), e nos fez seus filhos adotivos em Jesus Cristo.

O Catecismo diz que “A oração dominical é a mais perfeita das orações… Nela, não só pedimos tudo quanto podemos desejar corretamente, mas ainda segundo a ordem, em que convém deseja-lo. De modo que esta oração não só nos ensina a pedir mas ordena também todos os nossos afetos” (n.2363).

No Pai Nosso Jesus revela que conhece as nossas necessidades e as revela a nós. É uma oração da comunidade, pois não dizemos “Meu Pai”, mas “Pai Nosso”.

É Jesus quem nos dá a ousadia de chamar Deus de Pai, porque só Ele, “depois de ter realizado a purificação dos pecados (Hb 1,3), pode nos introduzir diante da face do Pai: “Eis me aqui com os filhos que Deus me deu” (Hb 2,13).

Chamar a Deus de Pai é a oração do Espírito Santo em nós. “Não recebestes um espírito de escravidão para viverdes ainda no temor, mas recebestes o espírito de adoção pelo qual clamamos: Abba! Pai! O Espírito mesmo dá testemunho ao nosso espírito de que somos filhos de Deus” (Rom 8,15-16). Isto nos leva a ter diante do Pai uma simplicidade sem rodeios, uma confiança filial, uma segurança jovial e uma audácia humilde, porque tem certeza de ser amado” (cf. Cat. 2778).

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Celebração eucarística por ocasião do 1050º aniversario do Batismo da Polônia

O Santo Padre visitou o santuário mariano mais importante da Polônia, na sua segunda jornada neste país. Lá, celebrou a eucaristia por ocasião do 1050º aniversario do Batismo desta nação. O Papa deixou na manhã Cracóvia e dirigiu-se a Częstochowa.
De caminho ao aeroporto fez uma visita não programada. Foi ao hospital local para cumprimentar o arcebispo emérito de Cracóvia o cardeal Francisek Macharski, gravemente enfermo. Em seguida realizou outra parada, esta sim programada, no convento das irmãs da Apresentação da Beata Virgem Maria, onde rezou em silêncio com as religiosas e alguns estudantes da escola que dirigem.
O Pontífice chegou por volta das 9.30, hora local, no papamóvel, para cumprimentar os fieis ali reunidos, que o esperavam para a celebração eucarística. Antes, entrou no mosteiro e rezou na capela da “Virgem Negra” junto com uns 300 padres do Instituto Religioso da Ordem de São Paulo Primeiro Eremita.
Ato seguido deu começo à missa concelebrada pelos bispos da Polônia e milhares de sacerdotes poloneses e de outras nacionalidades. Ao começar, quando o Santo Padre estava incensando o altar, tropeçou e caiu no chão, mas se levantou rapidamente e tudo continuou com normalidade.
Fonte:ZENIT

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Diáconos da Arquidiocese de Natal fazem retiro neste fim de semana

Dos 84 diáconos permanentes da Arquidiocese de Natal, Rio Grande do Norte, 54 participarão do retiro anual obrigatório, neste próximo fim de semana, de 29 a 31 de julho de 2016, no Convento Santo Antônio (Apuarana), dos frades franciscanos, na cidade de Lagoa Seca, próxima de Campina Grande, Paraíba. Os que não confirmaram presença ou já fizeram o retiro ou estão impossibilitados de estar presentes, seja por doença ou por atividades inadiáveis ou, ainda, por motivos profissionais.
Mesmo estes, estão sendo orientados pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, para realizar o retiro, de alguma maneira, ainda neste ano, por se tratar de uma obrigação canônica de todos os clérigos. Dos que vão, a maioria seguirá em ônibus fretado especificamente para este fim, enquanto outros irão de transportes próprios.
O pregador do retiro será o Pe. Dalmário Barbalho de Melo, do clero da Arquidiocese de Natal. Ele enfocará as pregações do retiro no tema “Misericórdia”, contemplando o Ano Jubilar da Misericórdia, convocado pelo Papa Francisco. O retiro será aberto às 17 horas desta sexta-feira, 29 de julho, com missa presidida pelo pregador, Pe. Dalmário.

Papa Francisco já chegou à Polônia

O Papa chegou à Polônia por volta das 16 horas e foi recebido pelo Presidente polonês, Andrzej Duda, acompanhado pela esposa, e o Cardeal Stanislaw Dziwisz, Arcebispo de Cracóvia e duas crianças.
Antes de partir do Vaticano, na manhã desta quarta-feira, Francisco foi à Basílica de São Pedro, onde se deteve em oração diante do túmulo de São João Paulo II.
Como de costume, às vésperas de uma Viagem Apostólica, Francisco esteve, na noite desta terça-feira, 26, na Basílica de Santa Maria Maior, para rezar diante da imagem de Nossa Senhora “Salus Popoli Romani”, a fim de pedir proteção para mais esta sua viagem.
Palavras do Papa no voo
No voo, como de costume, o Papa dialogou com os jornalistas de 15 países.
O Padre Lombardi perguntou ao Santo Padre sobre como vive estes últimos acontecimentos no mundo e como vê o encontro com os jovens neste contexto atual.
“Uma palavra que – sobre isto dizia Padre Lombardi –  se repete tanto é “insegurança”. Mas a verdadeira palavra é “guerra”. Há tempos dizemos que “o mundo está em guerra em partes”. Esta é a guerra. Houve aquela de 1914 com os seus métodos; depois a de 39 a 45; uma outra grande guerra no mundo, e agora existe esta. Não é tão orgânica, talvez; organizada, sim, mas orgânica, digo; mas é guerra. Este santo sacerdote que morreu precisamente no momento em que fazia a oração por toda a Igreja, é “um”; mas quantos cristãos, quantos inocentes, quantas crianças… Pensemos na Nigéria, por exemplo: “Mas, lá é a África!”. Esta é a guerra! Não tenhamos medo de dizer esta verdade: o mundo está em guerra, porque perdeu a paz”.
“A juventude sempre nos fala de “esperança”. Esperemos que os jovens nos digam algo que nos dê um pouco mais de esperança, neste momento. Pelo fato de ontem, também eu gostaria de agradecer a todos aqueles que expressaram seu pesar, de modo especial o Presidente da França que quis telefonar para mim, como um irmão. Agradeço a ele”.
“Uma só palavra gostaria de dizer para esclarecer. Quando eu falo de “guerra”, falo de guerra seriamente, não de “guerra de religiões”: não. Existe guerra de interesses, existe guerra pelo dinheiro, existe guerra pelos recursos da natureza, existe guerra pelo domínio dos povos: esta é a guerra. Alguém pode pensar: “Está falando de guerra de religiões”: não! Todas as religiões, queremos a paz. A guerra, a querem os outros. Entendido?”.
Fonte:ZENIT

INSCRIÇÕES PARA OS JOGOS ANEC ESTARÃO ABERTAS ATÉ QUINTA-FEIRA (29)

O esporte é capaz trazer muitos benefícios para a nossa saúde, além de ser uma importante atividade de socialização, promover uma competição saudável e estimular a superação de desafios. Pensando nisso, a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), está organizando um grande evento esportivo, cultural e social, com o propósito de reunir todas as Escolas Católicas. Este ano, os Jogos serão realizados no período de 25 a 28 de agosto de 2016, na cidade de Natal.
A capital potiguar sediará os Jogos ANEC, cujas principais finalidades são desenvolver o intercâmbio desportivo e cultural entre os estudantes das escolas católicas do Rio Grande do Norte, incrementar boas relações entre estudantes e educadores e exaltar a prática desportiva e cultural como elemento importante na formação do ser humano, de acordo com os valores cristãos.

Para mais informações ou dúvidas, enviar e-mail para anec.rn@anec.org.br ou chamar no (84) 98875-9461.

segunda-feira, 25 de julho de 2016


O segredo da cidade Bósnia onde jamais houve um divórcio





Pense em famílias que não se separam. Pense na ausência de crianças machucadas ou corações dilacerados.

  



O casamento é a vocação mais desafiadora que existe, e o divórcio está aumentando em toda parte. Mas há uma cidadezinha na Europa que é uma exceção – uma notável exceção – a esta estatística perturbadora.

Na cidade de Siroki-Brijeg, na Bósnia e Herzegovina, nenhum divórcio ou família separada jamais foi registrado entre os seus mais de 26 mil habitantes! Qual seria o segredo de seu sucesso?

A resposta é a bela tradição matrimonial do povo croata de Siroki-Brijeg. Na verdade, a tradição croata de casamento está começando a chegar ao resto da Europa e aos Estados Unidos, especialmente entre católicos devotos que perceberam as bênçãos que ela confere!

O povo de Siroki-Brijeg sofreu cruelmente durante séculos, pois a sua fé cristã sempre foi ameaçada: primeiro, pelos turcos muçulmanos; depois, pelos comunistas. Eles aprenderam, por experiência própria, que a fonte da salvação chega através da Cruz de Cristo. Ela não chega através da ajuda humanitária, dos tratados de paz ou dos planos de desarmamento – ainda que essas coisas possam trazer benefícios limitados.

Essas pessoas possuem uma sabedoria que não permite que elas sejam ludibriadas nas questões de vida e morte. É por isso que elas conectaram indissoluvelmente o casamento à Cruz de Cristo. Elas fundamentaram o casamento, que gera a vida humana, sobre a Cruz, que gera a vida divina.

Quando os noivos vão à igreja para se casar, carregam um Crucifixo com eles. O padre abençoa o Crucifixo e, em vez de dizer que os noivos encontraram o parceiro ideal com quem dividirão as suas vidas, ele diz: “Vocês encontraram a sua Cruz! É uma Cruz para ser amada, para ser carregada com vocês. Uma Cruz que não é para ser descartada, mas para ser guardada no coração”.

Quando o casal faz os votos matrimoniais, a noiva coloca a sua mão direita sobre o Crucifixo, e o noivo coloca a sua mão direita por cima da dela. Eles são unidos entre si e unidos à Cruz. O padre cobre as suas mãos com a estola, enquanto eles fazem as suas promessas de amar um ao outro na alegria e na tristeza, proclamando fielmente os seus votos de acordo com os ritos da Igreja.

Depois, os dois beijam primeiro a Cruz, e não um ao outro. Se um abandonar o outro, ele abandona o Cristo na Cruz. Eles perdem Jesus! Após a cerimônia, os recém-casados atravessam a porta de casa para entronizar aquele mesmo Crucifixo num lugar de honra. Ele se torna o ponto de referência de suas vidas, e o local de oração da família. O jovem casal crê firmemente que a família nasce da Cruz.

Nos tempos de dificuldade e de desentendimento, os quais surgem em todos os relacionamentos humanos em algum momento, não é ao astrólogo, ao advogado ou ao terapeuta de casal a quem eles imediatamente recorrem. Eles se voltam para a Cruz. Eles se ajoelham, choram lágrimas de arrependimento e abrem os seus corações, suplicando pela força de perdoar um ao outro, e implorando pela ajuda do Senhor. Essas práticas piedosas foram aprendidas desde a época da infância.

Aqui as crianças são ensinadas a beijar reverentemente o Crucifixo todos os dias, e a agradecer ao Senhor pelo seu dia antes de irem para a cama. Essas crianças vão dormir sabendo que Jesus as está segurando em Seus braços, e que não há nada a temer. Os seus medos e diferenças, às vezes tão comuns entre irmãos, desaparecem quando beijam Jesus na Cruz. Elas sonham em entronizar um Crucifixo na sua própria casa algum dia.

A família permanece indissoluvelmente unida à Cruz de Cristo. Seria essa simplesmente uma perspectiva mórbida para a vida conjugal e familiar? Ou seria isso um pedaço de sabedoria que poucos em nosso mundo moderno podem compreender?

O Catecismo ensina que o amor deve ser permanente, ou então não é amor verdadeiro. Ele não é um sentimento que vem e que vai, mas um poder de doação que sobrevive até mesmo ao término do sentimento.

No casamento, não podemos depender de nossas forças humanas. Se acharmos que podemos, nós fracassaremos. A tentação invade qualquer casamento, de um jeito ou de outro. No dia do nosso casamento, é difícil imaginar uma situação em que tudo não seja perfeito. Mal sabem os jovens corações que eles estão embarcando numa aventura que atingirá os picos mais elevados e os vales mais profundos. E é justamente nos momentos passados nestes vales que um esforço heróico será exigido do casal para manter-se no rumo. Às vezes, será preciso até que um dos esposos tenha disciplina mental para trazer o outro de volta para o casamento.

Aqueles que estão passando ou que já passaram por essa situação reconhecem a necessidade da graça para perseverar durante a tempestade ou o silêncio. Haverá dias em que tudo parecerá perdido. Mas, então, um momento de verdadeira graça pode renovar o amor e a vitalidade no relacionamento, renovando também o vínculo sacramental. E é nesses tempos de sérias dificuldades que os esposos podem praticar o real sentido daquelas palavras, aparentemente proféticas, que agora estão sendo adicionadas a algumas cerimônias de casamento: “Pode beijar a Cruz”.

_________
Texto original: 
Catholicism Pure & Simple - Traduzido por Rogério Schmitt, em Modéstia e Pudor




domingo, 24 de julho de 2016


ASSOCIADOS AMOR DIVINO REALIZAM ENCONTROS
NO PRÓXIMO MÊS DE AGOSTO



Obedecendo a uma tradição que se repete há vários anos, o grupo de Associados Amor Divino (AAD) formado por pessoas de várias partes do País, irá se reunir no período de 26 a 28 de agosto, no Convento de Emáus-RN, onde se realiza o Encontro Anual de Associados (AAD). O Encontro anual é um momento de profunda responsabilidade, porque visa estreitar os laços entre os participantes, bem como reacender as chamas da esperança, da solidariedade e da fé, missão confiada ao grupo, além de renovar os compromissos que os associados mantêm com as Filhas do Amor Divino, de levar o amor de Deus aos locais aos quais elas não podem chegar.

Este ano o Encontro contará com a assessoria do presidente do Conselho Nacional dos Leigos do Brasil, membro representante na Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Laudelino Augusto dos Santos Azevedo, que virá compartilhar suas experiências com os demais participantes.

Os Associados deverão chegar na sexta-feira, dia 26/08 para o jantar, ocasião em que serão recebidos pela equipe de Caicó/RN, a quem caberá a responsabilidade de fazer a oração da noite.

No Sábado, dia 27/08 se dá a Abertura do Encontro contando com a presença da Madre Provincial, Ana Carla de Melo Silva e a oração da manhã ficará sob a responsabilidade do grupo de Natal, coordenado pela Irmã Ana Regina.

À noite, após o jantar, dar-se-á início à Noite Cultural, onde cada grupo participante apresenta um número artístico cultural. Este ano como o tema a ser apresentado é de livre escolha de cada grupo, pode-se esperar apresentações de grande conteúdo informativo, criativo e cultural.

O Encontro será encerrado no domingo, dia 28/08, com o tradicional almoço seguido pela oração realizada pelos grupos de Barreiras e Patos.

É importante destacar, que cada Associado deve se apressar para fazer sua inscrição, a fim de garantir sua participação no evento. A taxa de inscrição custa apenas R$ 70,00 (setenta reais), nos quais estão incluídas todas as despesas do período.

Os que precisarem de outras informações, podem manter contato com o presidente dos Associados, Victo Rudá, com a vice-presidente Iraneide Dantas, ou com a Coordenadora Geral dos Associados, Irmã Judith Vieira. 

O Encontro com a Juventude Amor Divino (JAD) será realizado no período de 23 a 25/09 contando com a presença de grupos de Assu, Barreiras, Nova Cruz, Patos e contará com a assessoria da Madre Provincial, Irmã Ana Carlos de Melo silva. 




TRABALHO DAS FDC NA ÁFRICA
Irmã Judith Vieira (FDC) recebeu a seguinte da Irmã M. Vedrana Ljubic, FDC. Segundo Irmã Judite “Irmã Vedrana é da Bósnia, mas está a serviço da Missão FDC, na África. Ela é responsável pela continuidade da Formação das Junioristas, mas atua também no trabalho pastoral com o povo em geral, onde se faz necessário”. A seguir a íntegra da carta:
Em outubro deste ano serão 15 anos desde que as Filhas da Divina Caridade vieram para a Uganda. Fomos convidadas por sua graça, Paul K. Bakyenga e  Frades Franciscanos.
 "Para nos ajudar a melhorar a vida eucarística e oração em nossa Paróquia" -  Foi  o que escreveram no convite feito pelo Padre Ivica Peric OFM. Além disso, respeitando o nosso carisma e missão, ele disse: depois de deixar / estar aqui com as pessoas, vocês vão descobrir por si mesmas o que vocês, como as Filhas da Divina Caridade podem fazer por este povo.
De fato, após alguns meses, cada uma de nós tentou encontrar sua missão e o apostolado de acordo com cada uma das habilidades, possibilidades e boa vontade.
A Igreja local convidou-nos, mas o nosso Sr. Nicolina Hendges Sup. Geral tinha enviando-nos para "fazer o bem; para dar alegria; para fazer feliz e levar para o céu"; tornar o amor a Deus 'visível entre estes povos africanos amados.
Nosso Arcebispo tem sublinhado muitas vezes que são necessárias mais ações a serem realizadas. Nós, irmãs tentamos segui-lo e, - graças a Deus – nossas ações são realizadas conforme o esperado.
Em geral, estamos gratos ao querido Senhor por uma boa saúde. Nenhuma de nós tinha grande problema com a saúde, exceto com a malária. Uganda é um país bonito para se viver. A população sobe para 33 milhões. Há cerca de 62 línguas locais e muitas tribos - mas todos são de Uganda. O clima é bom, as pessoas são muito boas e estamos tentando  ser úteis.
Apostolado:
As Filhas do Amor Divino ajudam as pessoas em diferentes domínios. Três irmãs, por exemplo, estão trabalhando no dispensário; duas no Centro de Mulheres - na casa de formação dos jovens para ser FDC.
Também estamos ajudando no "Babies Home" onde há - até agora - 52 bebês encontrados em pit-latrinas, plantações de banana, pelas estradas, no mato, e em outros lugares. Desde a nossa chegada ao país, temos construído casas para as famílias pobres (mais de uma centena de casas) e educamos as crianças ... tudo isso é uma gota no oceano, mas faz a diferença.
É muito interessante que muitas dessas crianças que temos educado já trabalham com a gente; no dispensário, Mulheres Center e alguns deles tornaram-se nossas irmãs. Em breve, as Filhas do Amor Divino terão outra comunidade na capital de Uganda. O nosso desejo é começar com outra missão, ou seja, trabalhar com casas de meninas.

Deus tem abençoado com a vocação local; temos quatro irmãs professas, sete noviços, três candidatas e muitos, muitos aspirantes. Depois de iniciar a nossa missão no Ocidente, progressivamente, Uganda central, o nosso desejo, com a ajuda de Deus é ir ao Oriente e no Norte de Uganda ... até o fim do mundo, onde a boa notícia não chegou.
Sr. M. Vedrana Ljubic, FDC




































































sábado, 23 de julho de 2016

Ação Social promovida pelo ENSV neste sábado, 23

Ex-alunos, do Educandário Nossa Senhora das Vitórias em Assú/RN, hoje profissionais de sucesso, realizando Ação Social  no CENTRO ESCOLAR POETA RENATO CALDAS.

São atendimentos especializados, como também diversas atividades nas áreas de educação, cultura e saúde.

FAHS abre inscrições para pós-graduação em Direito Matrimonial

A direção da Faculdade Dom Heitor Sales (FAHS), em Natal, abriu inscrições para a segunda turma da pós-graduação em Direito Matrimonial Canônico. A previsão é que o primeiro módulo seja ministrado em outubro deste ano, com aulas às sextas-feiras e sábados. O segundo módulo será ministrado de 9 a 28 de janeiro de 2017.
Podem participar do curso,  portadores de diploma de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação, entre os quais, religiosos, religiosas, leigos e agentes de pastorais graduados em teologia, ciências da religião, direito civil e eclesiástico, em alguma área das ciências humanas; agentes jurídicos eclesiásticos e civis: advogados, notários, promotores de justiça, defensores do vínculo, juízes de tribunais eclesiásticos.
Os interessados podem obter mais informações no site da Faculdade, no endereço www.fahs.edu.br

Alunos do EST visitam e fazem doações à Classe Hospitalar Sulivan Medeiros

Dando continuidade ao projeto de doação proveniente da renda da Quermesse EST 2016, organizada pelos alunos das turmas do 8º e 9º Ano, a família Educandário Santa Teresinha realizou, no dia 14 de julho de 2016, a entrega de jogos educativos e material escolar à Classe Hospitalar Sulivan Medeiros, localizada no Hospital do Seridó, em Caicó-RN.
Não diferente do encontro realizado dia 08 de julho com os Catadores de Materiais Recicláveis de Caicó-RN (ASCAMARCA), o momento, na Classe Hospitalar, contou com a participação da equipe administrativa EST, professores e alunos (líderes de sala dos 6º ao 9º Ano), como também, do presidente do Centro Cívico Estudantil Ir. Filomena (CCEIF), Arthur Vinícius Oliveira de Medeiros – 9º Ano. Na oportunidade, os alunos vivenciaram momentos, significativos, de aprendizagens através de valores como partilha, respeito ao próximo e solidariedade, praticando gestos de misericórdia.
A Classe Hospitalar Sulivan Medeiros, instalada no Hospital do Seridó em Caicó-RN, foi criada aos 11 de Novembro de 2004 pelo professor MS. Adailson Tavares de Macedo e o aluno bolsista do curso de Pedagogia/UFRN-CERES Anderson Clayton Duarte de Medeiros, pela ocasião do Projeto de Extensão “Classe Hospitalar: cuidando da criança internada e de seus acompanhantes” em parceria com a Fundação Dr. Carlindo Dantas.
A Classe Hospitalar Sulivan Medeiros tem como objetivo acompanhar o currículo educativo de crianças internadas, oferecendo suporte educacional especializado para que sejam minimizados os danos decorrentes do período de afastamento da escola regular.

sexta-feira, 22 de julho de 2016

Seminário de São Pedro tem nova equipe de formação

A nova equipe de formadores do Seminário de São Pedro, da Arquidiocese de Natal, será empossada na próxima segunda-feira, 25. Às 18 horas, na sede do Seminário, na Av. Campos Sales, no Tirol, o Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, presidirá missa, durante a qual acontecerá o ritual de posse.
A nova equipe tem a seguinte composição: reitor – Pe. José Valquimar Nogueira; vice-reitor – Pe. Roberlan Roberto Gomes, e vice-reitor, responsável pelo Propedêutico – Pe. Luiz Martins.

Papa Francisco escolhe uma mulher

para ser porta-voz do Vaticano



Paloma Ovejero, uma jornalista espanhola de 40 anos, é a nova vice-diretora da sala de imprensa do Vaticano. É a primeira vez que uma mulher ocupa este cargo, e foi escolhida pelo papa Francisco.

 


Uma mulher ocupa pela primeira vez um alto cargo na comunicação do Vaticano. Paloma García Ovejero foi escolhida para vice-diretora da sala de imprensa do Vaticano, onde trabalhou nos últimos quatro anos como correspondente da rádio espanhola COPE.

O até agora diretor da sala de imprensa, Frederico Lombardi, um sacerdote que foi responsável pela sala de imprensa da Santa Sé durante os últimos 10 anos, completa 74 anos no próximo mês de agosto, e vai ser substituído por Greg Burke, um norte-americano que trabalhou na Fox News e já fazia parte da estrutura de comunicação do Vaticano. Greg Burke vai, portanto, ser o superior hierárquico de Paloma Ovejero, que será, então, vice-diretora.

Paloma Ovejero, numa entrevista ao jornal El Español, explica que quer “ser uma ponte entre um lado e outro”, entre o Papa e os jornalistas. “Tenho ideias, propostas”, admite Paloma, mas reconhece que vai se integrar num “processo de mudança”.

“Teria aceitado ser motorista ou limpar os cestos do papel da sala de imprensa”.

“Chamaram-me da Secretaria de Estado do Vaticano na sexta-feira [dia 8 de julho]. Fui reunir-me com o cardeal Becciu — número dois do organismo –, que me disse que tinha de me fazer um pedido da parte do Papa”, lembra Paloma.

Sem pensar duas vezes, a jornalista disse: “Se é o Papa que me pede, não tenho nada a pensar. Teria aceitado ser motorista ou limpar os cestos do papel da sala de imprensa”.

Mas não era o caso. “Ele disse-me: “O Papa precisa de que o ajudes e quer que sejas a nova vice-diretora da sala de imprensa”. E aí começas a dar-te conta de que disseste sim a algo muito maior do que pensavas”, recorda.

Para o Papa, é “claríssimo que a comunicação é parte essencial do pontificado”, afirma Paloma Ovejero, que teve logo um encontro privado com Francisco e o porta-voz Greg Burke. A missão da sala de imprensa do Vaticano é, para a jornalista, garantir que “a mensagem do Papa seja lida e escutada exatamente da forma que ele a quis transmitir”.

Qual a diferença entre propaganda e informação, pergunta-lhe o jornal espanhol. “Boa pergunta para daqui a seis meses. Estou nos primeiros dias e ainda estou a começar a perceber como é este mundo”.

FONTE: http://observador.pt/2016/07/19/papa-francisco-escolhe-uma-mulher-para-ser-porta-voz-do-vaticano/

Percurso de Madre Francisca em Roma 


Visita ao Santuário de Loreto:

“Acompanhadas da oração das minhas filhas espirituais e dos que estão aos nossos cuidados nas nossas casas, iniciamos no dia 7 de janeiro nossa viagem rumo à cidade eterna.

Reconhecendo a importância desta viagem, quisemos pedir a proteção e a intercessão da nossa querida e boa Mãe MARIA, no Santuário de Maria LORETO. Chegamos lá no dia 9 de janeiro. ”

“Estávamos profundamente emocionadas ao entrarmos na casa na qual o Arcanjo Gabriel trouxe à mais pura entre todas as virgens, a Anunciação, onde se concretizou a Encarnação do Filho de Deus e onde moraram as mais santas pessoas dentre todos os viventes. ”

“Eu tinha tantos pedidos a apresentar à Sagrada Família, de modo que o dia foi curto demais. Oxalá todos estes pedidos possam ser realizados. ”

“No dia anterior já tínhamos prestado nossa veneração a Santo ANTÔNIO em Pádua, recomendando-lhe as nossas intenções, como protetor da Congregação”.

“No dia seguinte, acorremos ao túmulo de São PEDRO, o Príncipe dos Apóstolos, para recomendar-nos também à sua proteção. Quando estávamos ali ajoelhadas, sem querer, tivemos que chorar. A entrada na Basílica São Pedro, a iluminação com as 19 lâmpadas diante do túmulo, toda a grandiosidade desta gigantesca Basílica causava uma avassaladora impressão. ”

 “Os santuários são tantos, demais para serem mencionados todos aqui. Vimos tudo e no dia 23 participamos de uma santa Missa no túmulo do nosso santo protetor e recebemos a santa comunhão. ”

“Da Basílica São Pedro fomos, depois, ao nosso bom Cardeal Protetor. Fomos recebidas por ele do modo mais paternal, ainda antes que ele fosse ter com o Santo Padre. Ele veio ao nosso encontro, perguntou a respeito de tudo e disse o quanto lhe causa felicidade o progresso da Congregação e que ele se alegra por ter parte nos méritos da Congregação, etc. Também está muito contente por sermos agraciadas pela benevolência da altíssima Casa Imperial. ”

“No dia 14 visitamos a sepultura de São Paulo, a qual se encontra a uma hora fora de Roma, bem como várias outras igrejas... entre as quais a de NOSSA SENHORA DAS NEVES e fizemos várias visitas. ”

“No dia 15 de janeiro participamos da santa Missa sobre o cárcere do santo Príncipe dos Apóstolos. No cárcere mesmo, ainda se pode ver o lugar onde ele estava acorrentado, a fonte que ali brotou e uma pedra, na qual ficou impressa o rosto de Pedro, quando foi derrubado pelo empurrão de um soldado. Um santo calafrio percorreu nossos membros ao visitarmos este terrível lugar de martírio. ”

“Fomos então (15 de janeiro) à sepultura de Santa Francisca Romana. ” ... e chegamos ao Coliseu, onde sofreram o martírio milhares de cristãos, entre atrozes tormentos e atirados aos animais ferozes. Depois fomos à Basílica São João do Latrão, a mais antiga igreja de Roma. ”

“Perto dela, vimos a igreja onde se encontra a escada, na qual Cristo esteve diante de Pilatos. Lá subimos de joelhos os 28 degraus. Podem imaginar com quanta emoção nos lembramos dos escárnios e da condenação sofrida pelo Senhor. Vimos ainda outros santuários por lá. ”

“No dia 18 estivemos na igreja dos Jesuítas...”

“Lá rezamos na sepultura de Santo Inácio, vimos o braço de São Francisco Xavier que a tantos batizou, bem como os quartos onde viveram e morreram Santo Inácio e São Francisco de Bórgia. Estes quartos foram transformados em capelas. ”

“... depois fomos à igreja de Santo Inácio onde rezamos junto à sepultura de São Luís e do beato Berchmanns. Também estivemos nos quartos onde estes viveram e morreram. ”

“No dia 24 estivemos no quarto de Santo Estanislau. Foi preciso pedir licença especial ao Vigário Geral. ”

“Na igreja de Santo Agostinho está a sepultura da Santa Mãe Mônica. Lá se venera uma grande estátua de Nossa Senhora. Ninguém entra ou sai nesta igreja sem ter beijado o pé de Nossa Senhora. ”

“Na igreja de Santo Antônio participamos de uma solene celebração de Requiem pelo Rei de Portugal. Foi presidida pelo Cardeal Jacobini e concelebrada por quatro Arcebispos. ”

“Na igreja de Santa Cecília também estivemos. Lá jazem 900 mártires. Vimos o banho onde quiseram sufocá-la e onde ela recebeu os três golpes de espada, permanecendo por três dias deitada numa pedra até morrer. Também ouvimos o canto das monjas.

“No dia 20 vimos a imagem de NOSSA SENHORA DAS NEVES. Foi pela mediação de Monsenhor Cataldi. Foi preciso abrir cinco fechaduras e portas até chegarmos, por longos corredores estreitos e escadas de caracol, do lado de trás da imagem. Ela é como a nossa. ”

“Depois fomos até a igreja JERUSALÉM, para ver as outras relíquias que só se pode ver com licença do Vigário Geral. Lá nos foram mostrados os três pedaços que ainda restam da santa Cruz, dois espinhos da coroa de Cristo, nos quais ainda se podia ver o sangue, um pedaço da coluna da flagelação e outro do presépio; uma parte da inscrição da cruz, um prego, com o qual o Redentor foi pregado à cruz, um fragmento da veste de Nossa Senhora, o dedo de São Tomé, que ele pôs no lado aberto do Senhor; também vimos a trave horizontal da cruz do bom ladrão. ”

“Junto a estas relíquias, que testemunharam a realização dos santos mistérios da Redenção, tínhamos uma singular sensação, que não se consegue descrever.

“No dia 21 fomos a São Lourenço. Esta pertence às sete igrejas principais de Roma, que devem ser visitadas para lucrar a indulgência. Lá, na sepultura de São Lourenço e do protomártir Estêvão, rezamos de todo o coração por todas. Nesta igreja também está sepultado o Papa Pio (IX).”

“Fomos então à igreja Santa Inês, onde hoje (dia 21) tem grande festa. Rezamos fervorosamente na sepultura desta santa. ”

"No dia 25 estivemos três horas nas catacumbas, nesta cidade dos mortos, onde foi horrível.

"Sim, esta viagem deverá trazer muita bênção para a Congregação. Fizemos os mais santos propósitos, tanto para nós mesmas quanto para toda a Congregação, junto aos santos lugares diante das relíquias e sepulturas dos santos na cidade dos mortos (catacumbas). Se, com a graça de Deus, estes forem levados a bom termo, podemos ser verdadeiramente felizes.

No dia 29 estivemos na igreja que foi construída sobre a casa de Santa Sabina, e onde ela e São Domingo estão sepultados. Neste lugar este santo fundou a sua ordem. Vimos a pedra que o demônio atirou nele por raiva. Estamos trazendo folhas e laranjas da árvore plantada pelo santo há 600 anos. ”

“Também estivemos na igreja na qual foi transformada a casa de Santo Aleixo e na qual ainda se conserva a escada e o poço, de onde ele buscava água. ”

No dia 23 participamos da santa Missa no túmulo de São Pedro e recebemos a santa Comunhão. Depois fomos ao subterrâneo e vimos muitas sepulturas de Papas. ”

"No dia 26 estivemos na capela onde São Pedro foi crucificado. ”

(San Pietro in Montorio, sul Gianicolo)