quinta-feira, 7 de dezembro de 2017


A Imaculada Conceição da Virgem Maria no mistério da Redenção em Jesus Cristo




A solenidade da Imaculada Conceição está em perfeita sintonia com o espírito do tempo do Advento. Pois, enquanto a Igreja se prepara para a vinda de Jesus Cristo, o Redentor da humanidade, é justo fazer memória daquela Mulher, a Virgem Imaculada, que foi concebida sem qualquer mancha de pecado, porque Deus Pai a escolheu para Mãe de seu Filho.

A vocação de Maria Santíssima está em um lugar de evidência na história da salvação da humanidade. Pois, ela é o primeiro fruto da redenção, porque foi preservada de toda mancha do pecado original, em virtude dos merecimentos de Jesus Cristo. No entanto, o privilégio da Imaculada Conceição não significa apenas a ausência do pecado, mas também e principalmente a plenitude da graça, que nos foi revelada pelo Arcanjo São Gabriel: “Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo” (Lc 1, 28).

A Imaculada Conceição e a plenitude da graça em Maria - Deus adornou a Virgem de Nazaré com dons dignos da mais elevada missão concedida a uma simples criatura: ser Mãe de Deus. Por isso, os Santos Padres chamavam a Mãe de Deus de “toda santa” e “imune de toda a mancha de pecado”, visto que o próprio Espírito Santo a modelou e fez dela uma nova criatura. Enriquecida, desde o primeiro instante da sua Conceição Imaculada, com os esplendores de uma santidade singular, Nossa Senhora é saudada pelo Arcanjo, da parte de Deus, como “cheia de graça” (Lc. 1, 28).
A saudação angélica: “Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo” (Lc 1, 28) constitui o mais válido testemunho da Imaculada Conceição de Maria. Pois, a Virgem não seria “cheia de graça”, em sentido pleno, se o pecado tivesse manchado a sua alma, ainda que fosse por apenas um instante.
A Virgem Santíssima começou a sua existência adornada de uma riqueza de graça muito mais abundante e perfeita do que a que obtiveram os demais santos e santas até o fim de suas vidas. Ao considerarmos a sua fidelidade absoluta e a sua disponibilidade total aos desígnios de Deus, podemos intuir a sublimidade do amor e da comunhão de Maria Santíssima com o Altíssimo, “levando vantagem a todas as demais criaturas do céu e da terra”.
O texto evangélico que nos apresenta Maria como a “cheia de graça” (Lc 1, 28) está em plena consonância com a carta aos Efésios:
Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que do alto do céu nos abençoou com toda a bênção espiritual em Cristo, e nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis, diante de seus olhos. No seu amor nos predestinou para sermos adotados como filhos seus por Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua livre vontade, para fazer resplandecer a sua maravilhosa graça, que nos foi concedida por ele no Bem-amado (Ef 1, 3-6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário