quarta-feira, 13 de dezembro de 2017


O NATAL DESCRITO POR SÃO LUCAS 

Lucas foi discípulo de Paulo e detalhista nos seus escritos. Seu Evangelho relata os principais acontecimentos do nascimento de Jesus, que vão desde a Anunciação do Anjo à Maria, à visita de Maria à Isabel. O nascimento de João o Batista, até o estado do nascimento de Jesus. (Lc1, 1-80: 2,1-21).
O nascimento de Jesus começa com um decreto político. Quando Otaviano, o Imperador de Roma, também chamado de César Augusto resolve fazer um censo para saber quantos súditos havia em seu Império. Otaviano foi muito famoso e respeitado e o nome César Augusto se deve ao título que o equiparava a um deus. Tão era a veneração que o povo tinha para com ele. O mês de agosto ou augustus recebeu este nome em sua homenagem. Foi a partir de Otaviano que os demais sucessores do Império Romano receberam o título nobre de " divinus Augustus", todos os governantes de Roma queriam ser um "Augustus"

Então, Otaviano ou César Augusto decretou que todos fossem com suas famílias para se alistarem nas cidades de origem. E como José era da família do rei Davi, e, portanto, judeu, também teve que sair de Nazaré na Galileia, com sua esposa Maria, já grávida, e ir até Efrata ou Belém da Judeia para também se alistar. Nazaré ficava cerca de 120 Km de Belém. No extremo Norte da Palestina quase em divisa com a Síria. 
Mas você pode se perguntar: o que tem a ver o nascimento de Jesus com um ato político de Otaviano? - Pela lógica humana nada, pela lógica de Deus, tudo! - Pois o profeta Miqueias, setecentos anos antes de Cristo já havia profetizado que o Messias deveria nascer em Belém. (Miq 5, 2) - "E tu Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as cidades de Judá, porque de ti sairá o chefe que governará Israel meu povo!" - Deus age na história dos homens.
Assim sendo, Deus escolhe Maria e José, ambos de Nazaré, na Galileia, para serem os pais de Jesus. José era descendente do rei Davi, da raiz de Jessé. Casado com Maria assumiu ser o pai adotivo de Jesus, e como seu pai e para que se cumprisse a profecia e a promessa divina, aquela santa Família se dirigiu para Belém... Assim diz o texto de São Lucas (Lc2, 4 - 7): 
 ... (4) Também José subiu da Galileia para Nazaré, na Judeia, a cidade de Davi, chamada Belém. (5) para alistar com sua esposa Maria, que estava grávida. (6). Estando ali, completaram-se os dias dela. (7) E ela deu à luz a um filho primogênito, e, tendo envolvido em faixas colou-o num presépio, porque não encontraram lugar para eles em uma hospedaria. 
... Maria estava grávida, com seus nove meses, a viagem foi difícil, cansativa, tendo que pernoitarem pelo caminho. E quando chegaram a Belém, Maria já se encontrava em trabalho de parto. A cidade cheia, os hotéis cheios, não encontraram um lugar decente para Maria dar a Luz.
Tiveram que se contentar em se estabelecer em uma estrebaria, e ali, no meio dos animais, Jesus nasceu! (Fonte: http://elmandotoledo.blogspot.com.br/2011/12/o-verdadeiro-sentido-do-natal.html) – Posted by NLira

Nenhum comentário:

Postar um comentário