segunda-feira, 25 de dezembro de 2017


A IMPORTÂNCIA DA VIRGEM MARIA E SÃO JOSÉ NO MISTÉRIO DA SALVAÇÃO

No mistério do Natal de nosso Senhor Jesus Cristo, bem como no mistério da salvação como um todo, a Virgem Maria e São José têm particular importância. Tanto que, no presépio, outros personagens podem ficar de fora, mas Jesus, Maria e José não podem faltar. Este fato nos ajuda a compreender o mistério da Sagrada Família no desígnio divino da salvação.
Jesus Cristo é o Salvador da humanidade, é a Chave de Davi, que veio ao mundo para nos libertar dos grilhões da escravidão do pecado. No entanto, Ele não quis realizar a salvação da humanidade sem a participação algumas almas escolhidas. Nesse sentido, as cooperações especialíssimas de Nossa Senhora e São José são indispensáveis no mistério da salvação.
Nós estamos na preparação próxima para o santo Natal de nosso Senhor Jesus Cristo. E exatamente nessa preparação para o Natal de Jesus o olhar da Igreja se volta para a Virgem Maria. Se a primeira parte de Advento é marcada pela figura de João Batista, a segunda parte é marcada com a da Virgem Maria. Eles são os dois precursores, que prepararam imediatamente a vinda de Jesus. E em que a Virgem Maria pode preparar o nascimento de nosso Deus em nossos corações?
Em primeiríssimo lugar, é necessário reconhecer que Deus confiou a ela uma função salvadora. É importante que nós católicos não tenhamos medo de dizer isso. O Salvador é Jesus, mas Maria tem uma função salvadora. Por isso, a Tradição chama a Virgem Santíssima de corredentora, no sentido de que a redenção vem totalmente de Jesus, mas a totalidade dessa redenção de Jesus vem por Maria.

Deus, ao entrar neste mundo, pediu o consentimento, a colaboração, de uma criatura humana: a Virgem Maria. Assim como a maldade, a morte, o demônio, o poder das trevas entrou neste mundo através de consentimento de uma mulher, que foi Eva, a Salvação, que é o próprio Deus, e a remissão dos pecados, entraram no mundo através do consentimento de uma Mulher, a Virgem Maria. Isto significa que Nossa Senhora exerce esta função salvadora ainda hoje nas nossas vidas. Por isso, voltemos o olhar para a Virgem Maria, peçamos a ela que realize a entrada de Jesus em nossas vidas, que através do consentimento dela, da sua ação, da sua intercessão, aconteça a salvação em nossas casas, em nossas famílias, em nossas vidas.

Outra figura importante, às vezes esquecida, que também marca esses dias de expectação do parto de nosso divino Salvador é a figura de São José, porque ele também tem uma função salvadora. A função de José é ser guardião, ser aquele que dá segurança a Sagrada Família. Por isso, ele também está presente para guardar o tesouro precioso que é o estado de graça, a presença de Jesus em nossos corações.

Então, nós temos o presépio essencial: Maria, José e Jesus. Essas três figuras não podem faltar no presépio. Podem faltar: a vaca, o jumentinho, os pastores, a estrela e o anjo, os reis magos, mas Jesus, Maria e José não podem faltar, senão o presépio estará incompleto.

Nesses dias que antecedem o Natal, nosso olhar se volta para essas três pessoas: Jesus, Maria e José, para a Sagrada Família de Nazaré, que têm uma função salvadora. Cristo é o Salvador, mas é através de Maria que Ele entra no mundo e, uma vez que Ele entra em nossas vidas, São José deve guardar essa presença do Cristo, como defensor contra os ataques no inimigo. Sendo assim, essas três pessoas têm uma função importante em nossa vida espiritual.

A ideia que está por trás desse título de Jesus: “Chave de Davi”, é que Ele, de fato, vem para abrir os cadeados, os grilhões, as prisões nas quais nos encontramos por causa de nosso pecado. Ele abre e ninguém fecha; Ele fecha e ninguém abre e, exatamente porque Jesus tem esse poder de abrir e de fechar, nós clamamos: “Vinde e libertai da prisão o cativo assentado nas trevas e à sombra da morte”. Então, que isso aconteça.

O Natal não é o aniversário de Jesus, mas é o mistério de nossa libertação. É claro que Jesus nasceu no Natal e podemos dizer: “Parabéns pra você, nesta data querida…”. Mas, dizer que o Natal é o aniversário de Jesus é esvaziar esse mistério profundo.

No Natal, comemoramos não somente o nascimento de Jesus, mas também a entrada da Salvação neste mundo, o mistério de Deus que veio habitar conosco, o mistério do Libertador, que vem para, como diz a Antífona, abrir os grilhões, para nos libertar da escravidão do demônio. Todo ser humano nasce escravo de Satanás e somos arrancados dessa escravidão pelo Batismo, mas, recaímos nessa escravidão quando cometemos um pecado mortal. Por isso, devemos recordar que, para uma santa e frutuosa preparação para o Natal, nós devemos estar em estado de graça. Assim, aquelas pessoas que estão há muito tempo sem confessar, sem receber a graça desta Chave que abre, que liberta, devem procurar o sacramento da Confissão, para que possamos celebrar bem o mistério do santo Natal. (Posted by NLira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário