quarta-feira, 3 de abril de 2013

Hoje dia 04 de abril de 2013 os parabéns vão para Ir. Helena Guimarães,FDC.



Irmã Helena Guimarães Costa 

Nasceu em Palmeira dos Índios no dia 04/04 às 8 horas da manhã de uma sexta feira, do casal Mario Leite Costa e Isaura Guimarães Costa. Ela é a décima quarta filha de dezoito irmãos que seus pais geraram com muito amor. A pequena Helena foi aluna interna e externa, do Colégio Cristo Redentor pertencente às Filhas do Amor Divino.




Reporte – De onde surgiu a sua vocação?
Irmã Helena
Minha vocação surgiu do ambiente religioso da minha família e do convívio com as Filhas do Amor Divino.

Reporte – Qual Irmã teve mais influencia na sua vida?
Irmã. Helena
A Religiosa que mais teve influencia na minha vida foi Irmã Anunciada Caldas, pois me valorizou muito como pessoa e como Religiosa.

Reporte – Como foi o período de formação para Vida Religiosa na Congregação das Filhas do Amor Divino?
Irmã Helena
Na candidatura eu sofri muito porque perdi minha mãe e ela era tudo na minha vida, mas no noviciado eu aprendi extremamente com os ensinamentos de irmã Hedwiges. Não posso esquecer as penitencias que ela sempre passava depois das desordens que nós noviças fazíamos. (Risos).

Reporte – E as transferências?
Irmã Helena 
Sempre estive disponível às necessidades da Congregação. Morei em Caicó/RN; Fortaleza/CE; Natal/RN; Areia Branca/RN; Assu/RN; Patos/PB; Palmeira dos Índios/AL; Salvador/BA; Petrópolis/RJ e Currais Novos/RN.



Reporte – E os estudos?
Irmã Helena
Estudei teologia no seminário da Prainha em Fortaleza/CE; em Salvador/BA estudei no ISPAC – Instituto Pastoral Catequético, onde fiquei hospedada na casa das irmãs Ursulinas.Fiz especialização em Teologia em Petrópolis/RJ. Quis ser psicóloga, mas a vida me fez empreendedora educacional.



Reporte – A missão nas atividades escolares?
Irmã Helena
Fui professora em varias escolas da PRONEVES; fui diretora no Colégio Santa Terezinha em Caicó, no Educandário Nossa Senhora dos Navegantes em Arei Branca e atualmente sou diretora do Educandário Jesus Menino em Currais Novos/RN o qual sofri e sofro muito para manter o status atual, pois com muito sacrifício e empreendedorismo renovamos a qualidade e a credibilidade do EJM. Também lecionei a disciplina de Mariologia na Faculdade Católica em Palmeira dos Índios e fui orientadora educacional no Colégio Nossa Senhora das Neves. Ainda preparei os jovens para Primeira Eucaristia e crisma em diversos colégios da PRONEVES. Fui superiora da comunidade Jesus Menino em Currais Novos durante seis anos

Reporte – E a missão com o povo de Deus?
Irmã Helena
Na década de 80 em fortaleza realizei o grande trabalho da minha vida, liderando mil e quinhentos jovens da arquidiocese. Trabalhei também com os presidiários e com os viciados na casa do estudante. Em Assu fiz um trabalho de conscientização com os moto taxistas na praça da cidade. Em Patos/PB ajudei a Irmã Alice na Pastoral Carcerária. Em Natal/RN foi minha grande realização à frente do trabalho no Forno do Lixo localizado na Cidade da Esperança. Lá eu conscientizava as pessoas que viviam do lixo. Conseguimos até uma escola para crianças dos catadores de lixo que se chamava Associação Cristã Ir. Helena Guimarães. Este trabalho foi realizado durante o governo municipal de José Agripino. Depois fui transferida e não houve continuidade. Em Areia Branca/RN evangelizava os presos e as prostitutas da área portuária. Em Currais Novos na década de 70 trabalhei evangelizando as prostitutas.


Reporte – Uma cor?
Irmã Helena
Vermelho


Reporte – Time do coração?
Irmã Helena
Coríntias

Reporte – Uma frase?
Irmã Helena
Tudo posso naquele que me fortalece. Filipenses 4,13

Reporte – Uma mensagem para quem está entrando no convento hoje?
Irmã Helena
A Vida Religiosa hoje é um grande desafio; só entra nela quem tem muita fé, é desprendida, corajosa e acima de tudo amante de Deus.

Reporte – Uma característica sua?
Irmã Helena
Luto pela sinceridade.

Reporte – O que mais ama na vida?
Irmã Helena
Minha família, minha vocação e a Congregação das Filhas do AmorDivinoda qual faço parte.


Irmãs, Associados(as), Jovens Amor Divino(JAD), amigos e familiares agradecem ao Senhor o dom de sua vida, pedindo ao Senhor que a faça sempre mais uma verdadeira FILHA DO AMOR DIVINO.

3 comentários:

  1. Tia Helena, fiquei muito feliz de ver essa entrevista da senhora! Aqui em casa sentimos muitas saudades… Espero muito revê-la em breve! Um beijo saudoso! Com carinho da sua sobrinha que te ama, Clarissa

    ResponderExcluir
  2. Feliz por encontrar essa entrevista e rever uma pessoa tão especial

    ResponderExcluir
  3. Quanta alegria de ver está sua reportagem....quanta saudades da senhora quando ia em casa ...depois que sai do sta Terezinha nunca mais encontrei com a senhora ,tinha tanto pra te falar da época em que tirou férias do educandário ..mi há irmã Helena ...sou a sheilinha ,irmã da Maria do Rosário Guimarães.

    ResponderExcluir