quarta-feira, 17 de abril de 2013

Nossos parabéns à Irmã Almaisa Brito


Nasci num Sitio, município de Jucurutu-RN. Quando tinha 9 anos minha família mudou-se para Caico-RN.
La no Sitio, na nossa Residencia, o Pe. João Agripino Dantas celebrava missas uma vez ao mês  Ele me preparou para a Primeira Eucaristia  e, em Janeiro de 1967, com 7 anos, recebi Jesus Eucaristico pela primeira vez. Foi uma grande e muito bonita Festa, uma experiência que lembro com muito carinho.
Minha Mãe era Professora e algumas vezes participava de reuniões pedagógicas no Educandário Santa Teresinha em Caicó. Lembro de ter ido numa dessas vezes, com ela. Eu ainda era muito criança e não entendia  nada sobre Freiras, mas aquelas "figuras" me despertaram a atenção de alguma maneira. Daí um dia, quando minha Mãe perguntou aos seus alunos (eu  tinha 6 anos e era uma de suas alunas) o que queriam ser quando crescessem,  eu disseque queria ser freira, sem fazer a menor ideia do que aquilo significava. Enfim.... Cresci, mudamos para Caico, conclui o ensino fundamental e médio na Escola Pública, trabalhei numa loja comercial  dos 16 aos 22 anos, passei no primeiro vestibular na UFRN, no curso de Administração de Empresas, aos 18 anos. Entrei na Faculdade e nesses mesmo período a ideia de ser freira voltou, e eu continuei sem entender muito o que aquilo significava.
Indo a Jucurutu, conheci as Irmãs Josefinas que me atenderam  com uma inexplicável alegria que me encantou. Passei a participar de encontros com elas, tentando discernir minha vocação. Uma Amiga minha, em Caicó, participava do MOVAD e me convidou para ir a um dos encontros no Santa Teresinha. Fui, encontrei a Ir. Vilma Lucia que era coordenadora do Grupo. Fiz amizade com as meninas e fiquei impressionada com o Carisma da Ir. Vilma. Fui convidada por ela para retornar e o fiz, varias outras vezes. Então vieram os encontros em Emaus, conheci as Irmãs Aquila e Clemens (Provincial na época) e as mesmas com todo o entusiasmo que lhes era peculiar, me fizeram sentir em Casa.
Bom, eu estava começando a Faculdade, trabalhando, levando uma vida normal como as jovens de minha idade, naquele tempo.  Percebendo ainda muitas  incertezas conversei com as Irmãs Clemens e Áquila e elas me disseram algo que nunca esqueci: " No tenha pressa, Almaísa. Deus lhe dirá, no tempo certo, o que voce deverá  fazer. Viva. Reze, participe das reuniões do grupo e esteja atenta ao que Ele lhe disser".
Enfim, exercitei  esse ensinamento por quase 5 anos. E em Junho de 1982, ao concluir a Faculdade, viajei para Emaús, entrei no Postulantado em Agosto, no ano seguinte no Noviciado, fiz a primeira Profissão em 1985, os votos perpétuos em 1990 e em 2010 celebrei meu Jubileu de Prata. feliz, desde o começo!
Foram muitos os questionamentos, os desafios, a dor de sair de casa depois de 22 anos de convivencia diária  com minha amada Família.  Encontrei  no Convento uma nova Família e passei a amar ainda mais a minha Familia de sangue pelo apoio que me deu diante de minha decisão.
Já servi em Nova Cruz, RN; Patos-PB, Fortaleza-CE, Natal-RN e desde 2006 estou servindo na Província Sagrada Família em New York. Em cada Comunidade dessas me senti e me sinto como se estivesse no Estreito, no Sitio em que nasci, ao lado dos meus Pais, dos meus Irmãos, da minha Família toda, dos Amigos e de tantas pessoas bacanas que fizeram e fazem parte da minha história. Aonde quer que eu esteja, nas tantas diferentes Missões que tenho me inserido, sirvo a Deus com a certeza de minhas limitações, mas com a certeza maior que Ele sempre estará comigo, me ajudando a discernir o que quer que eu faça.

Ir. Almaisa Brito, FDC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário