sexta-feira, 19 de abril de 2013

Hoje vamos cantar os parabéns para Irmã Valdecina!


IRMÃ VALDECINA


O seu outro nome é magnanimidade. Eis uma boa palavra para sintetizar a generosidade do seu coração. Quem tiver a felicidade de conhecê-la pessoalmente poderá constatar.
É uma mestre-cuca, cozinha como ninguém com arte e, principalmente, amor. Sua formação na área teológica deve ser concluída em breve com a apresentação de trabalho de conclusão de curso.
De uma felicidade inabalável, sua alegria é verdadeiramente contagiante. Não deixando de ressaltar o bem-humorado jeito de rir  até do que tiraria do sério algum menos avisado. Seu temperamento conciliador, humilde e paciente, é indício da compaixão pelos irmãos ao seu redor. Essa característica explica sua indignação com a injustiça, para a qual não simula aparência, nem negocia seus princípios. Esta é uma mulher que não tem falsidade.
Irmã Valdecina Santos Silva é realmente admirável. Sua força de vontade e sua determinação são apoiadas pela fé no Deus que a escolheu com amor filial, cujo filho a ama com amor esponsal. Aqui está o segredinho da alegria que ilumina seu rosto e sua vida.
 Maranhense de Caxias faz aniversário no dia 19 de abril e chegou à década de 80 em Parnamirim/RN para morar com a família do Tio Borges, irmão de sua mãe. Logo, vinculou-se às fileiras da PJMP (Pastoral da Juventude do Meio Popular), onde firmou-se na defesa da justiça social. Foi então que conheceu a Congregação das Filhas do Amor Divino que, além de realizar missão paroquial, tem sua sede provincial em um dos bairros da cidade, Emaús. Depois do acompanhamento vocacional, pediu para fazer a experiência do “Vinde e vede” no Juvenato das FDC em Natal, mais precisamente no Centro Social Cônego Monte (hoje Escola de mesmo nome). Ali passou um ano, acompanhada por Ir. M. do Socorro Medeiros Dantas, numa comunidade composta pelas Supeirora, Ir. Lauriana, Ir. Marli e Ir. Carla Regina (atualmente desligada da Instituição). Contava 8 jovens juvenistas em formação, dentre as quais perseverou até os dias atuais, Ir. Valdecina e Ir. Aurélia Sotero.
Fez o Postulantado em 1991 também sob a responsabilidade de Ir. M. do Socorro Medeiros Dantas em Emaús e em 1992 fez o noviciado sob os cuidados da atual Superiora Provincial, Ir. M. Nivalda Vasconcelos Montenegro. Nesse período a Superiora Provincial era Ir. Maria Rogéria de Souza.
Em 1993 foi o ano apostólico, no  segundo ano do Noviciado, Ir. Valdecina foi enviada para o Centro de Treinamento de Líderes em Itapoã, Salvador/BA.
Fez os primeiros votos em 1994 em Natal, quando recebeu transferência e passou quase um ano na Escola Estadual Cônego Monte (que antes era Centro Social). Foi transferida para o Colégio Stella Maris, aonde permaneceu até seu fechamento em 2005. Emitiu os Votos Perpétuos no ano 2000.
Diante da necessidade de Irmãs nos Estados Unidos, fez a oferta de sua vida, que foi acolhida pela Superiora Provincial, M. Teonas Bezerra e confirmada pela Superiora Geral, Ir. Lucyna Mroczeck. Assim, em 2006 passou a compor a Comunidade de Irmãs da St. Mary’ Residence, em Detroit (Michigan/EUA) na então Província Santíssima Trindade, aonde serviu cuidando de pessoas idosas. Em 2010 Ir. Valdecina passou a servir na Província S. José, mais precisamente no St. Therese Convent, em San Diego (Califórnia/EUA), atuando em uma Escola paroquial. Em 2012 voltou para a Província N. S. das Neves, Brasil, a fim de regularizar visto e passaporte, de modo que em 2013 retornou para a missão com a qual muito se identifica em terras norte-americanas.
À nossa querida Val, o  reconhecimento e os votos de muita vida!

Natal, 13 de abril de 2013.
Ir. Aurélia Sotero Angelo, FDC
* Datas informadas a partir do Bericht (Lista de endereços das casas da Congregação que é atualizada anualmente).

Nenhum comentário:

Postar um comentário