sábado, 13 de agosto de 2016

O amor ao Imaculado Coração da Virgem Maria

Saiba como o amor ao Coração Imaculado da Virgem Maria transformou a Igreja e a vida de muitas pessoas.

A devoção, o verdadeiro amor ao Imaculado Coração da Santíssima Virgem Maria foi um extraordinário impulso para a mudança, não somente de pessoas, ou de uma igreja local, mas de todo um país, que estava em uma situação crítica, principalmente se o observássemos do ponto de vista católico.


O Imaculado Coração de Maria cercado de espinhos
A situação política, social, e principalmente religiosa da sociedade da época que precedeu as aparições de Nossa Senhora em Fátima parece, de certa forma, um retrato bastante semelhante ao cenário caótico do mundo atual, inclusive do Brasil.

A falta de fé, a paganização, a perda dos valores religiosos

Como no início do século XX em Portugal, em nossos dias, as grandes cidades, os enormes aglomerados de pessoas, mais importantes de nosso país descristianizaram-se e paganizaram-se quase completamente. A instrução religiosa, em geral, é deficientíssima e, em muitas partes, nula. Consequentemente, os católicos vão perdendo a fé ao ouvir os sofismas, as mentiras, contra o catolicismo e as calúnias contra o clero e a fé. A nobreza de sentimentos e os bons costumes, própria dos bons católicos, dão lugar à impiedade e à indiferença, que se fazem presentes por toda a parte.

A falta de fé viva, de piedade ardente e de espírito de sacrifício, da parte até mesmo dos poucos cristãos católicos que permanecem fiéis, faz com que nenhuma resistência séria e eficaz se oponha à onda do mal que assola o país e que tudo pretende dominar. A Igreja Católica, bastante reduzida, necessita de organização apropriada para a defesa e para o combate da fé e dos costumes. Como a Igreja estava unida ao Estado, confiava neste para a defesa de seus interesses.  Por conta disso, os católicos cruzam comodamente os braços ou juntam-se em torno do governo, supondo que este ampararia eficazmente a Igreja e a sociedade.

Nesse contexto, o poder constituído começou oficialmente a voltar-se contra a Igreja, na mais terrível campanha que se pode imaginar. O pouco que ainda restava do edifício grandioso e multissecular das instituições religiosas, que o instrumento de demolição do liberalismo tinha poupado, desmantelou-se por completo. Foi neste contexto desolador, muito parecido com os nossos dias, que começaram as aparições da Virgem Maria em Fátima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário