sexta-feira, 26 de agosto de 2016


ASSOCIADOS AMOR DIVINO REALIZAM 10º ENCONTRO ANUAL



Começou hoje, dia 26 e se estenderá até o próximo domingo, dia 28, no Convento de Emaús, o 10º Encontro de Associados Amor Divino. O evento, este ano, contará com a assessoria do membro representante na Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Laudelino Augusto dos Santos Azevedo, que irá compartilhar suas experiências com os demais participantes.

O Encontro deste ano cujo tema é Documento 105 da CNBB – Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade, tem como objetivo aprofundar os estudos acerca do Documento, discutir, explicar, estudar e compartilhar os conhecimentos acerca do conteúdo deste documento.

Laudelino Augusto é Assessor da CNBB há mais de um ano e foi escolhido pela própria instituição para participar dos Encontros de Associados de Congregações Religiosas, de Assembleias de Formação, Retiros e outras reuniões que envolvem leigos pelo Brasil afora, porque, de acordo com suas explicações, a CNBB tem interesse em conhecer e aprofundar seus laços com esses grupos.

O Documento 105, segundo ele, tem como objetivo afirmar que o leigo é um sujeito eclesial. “Os cristãos leigos são chamados a serem ativos a partir da consciência batismal para atuar na Igreja e na sociedade.  A realidade eclesial, pastoral e social dos desafios dos tempos atuais torna-se um forte apelo a uma avaliação, aprofundamento e abertura à vocação dos leigos”. Para ele, quando um leigo se diz católico, mas não se reconhece como Igreja, também não se reconhece como sujeito de sua própria história.

Para Laudelino, estamos vivendo “em tempo do Papa Francisco”. Ele explica que este tempo significa dizer, que a partir do Papa, cresce a presença do leigo na sociedade. “O Papa cobra, confia e quer que o leigo atue na Igreja e na Sociedade”.

Laudelino Augusto é mineiro, natural de Caxambu. É professor de Matemática e Ensino Religioso na Rede Pública e Particular de Ensino. Foi presidente Nacional do Laicato da do Brasil (CNBL); atuou na vida pública como vereador por duas legislaturas; deputado estadual pelo estado de Minas por uma legislatura e vice-prefeito em Itajubá-MG. Atualmente é Assessor da Comissão para o Laicato da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).




Nenhum comentário:

Postar um comentário