quinta-feira, 25 de agosto de 2016

A importância da vida consagrada

Quando a Igreja fala de vida consagrada, está falando de uma vocação, e há várias modalidades de vida dentro da Igreja. Seguem essa vocação os monges e monjas, os religiosos e religiosas, das ordens, congregações e institutos religiosos.

Além desses, existem os membros dos Institutos Seculares, bem como os consagrados e consagradas das assim chamadas ?Novas Comunidades?, muitas das quais nasceram dentro de movimentos eclesiais relativamente recentes ou formam seu núcleo central. Há também a Ordem das Virgens consagradas, restaurada por Paulo 6º a partir do Concílio Vaticano 2º, cujos membros não constituem comunidade de vida, mas vivem no mundo, tendo consagrado sua virgindade a Cristo, para o testemunho e o serviço na sua respectiva diocese.
Neste Mês Vocacional, divulguemos também essa vocação de vida consagrada e rezemos por ela, porque constitui um grande tesouro na Igreja e é uma excepcional força e serviço nas atividades da pastoral direta nas dioceses e paróquias, como também no setor de escolas, colégios e universidades, no setor dos hospitais e demais serviços de saúde, no setor de obras assistenciais, só para citar os mais conhecidos.
Cada forma de vida consagrada tem um carisma próprio, ou seja, seus fundadores decidiram e, depois, a Igreja os aprovou ? viver um ou mais aspectos do Evangelho de Jesus Cristo, numa forma radical e ampla, e ainda professar os conselhos evangélicos da pobreza, obediência e castidade como algo próprio e comum de todas as formas de vida consagrada. Assim, os fundadores lhes deram normalmente uma regra de vida e Constituições ou apenas Constituições, que lhes dão organização e normas de vida.

Por Dom Cláudio Cardeal Hummes
Arcebispo de São Paulo

Um comentário:

  1. Obrigada pela iniciativa de colocar um artigo tão importante para o mês Vocacional - A VOCAÇÃO PARA A VIDA CONSAGRADA. Estava faltando exatamente este.

    ResponderExcluir