terça-feira, 31 de julho de 2012

Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales





D. Eugênio é uma profissão de fé na Igreja, um Homem extraordinário. A história vai comprovar isto e muito mais. Falava e agia com o vigor e a liberdade dos profetas bíblicos. Conjugava a lucidez do profeta com a ternura do místico na militância pastoral, na administração, na política, em comunhão de fé religiosa e de paixão humana pela Igreja, em profunda obediência ao Sucessor de Pedro.
Seus ensinamentos refletiam uma absoluta fidelidade ao Papa, aos compromissos, aos amigos, aos horários; desvelando, em tudo, a presença de Deus no cotidiano das humanas buscas. Viveu conforme o seu lema episcopal, Impendam et Superimpendar (2Cor 12, 15). No contexto paulino e sinteticamente quer dizer: de bom grado me gastarei e desgastar-me-ei, superlativamente, pelo meu rebanho, para agradar ao Pai, mesmo que seja incompreendido. Ele sacrificava a sua imagem pelo bem de suas ovelhas.
Sabia ser ao mesmo tempo firme, enérgico, amável e caridoso. Muito bem identificado com o homem bom e reto do sertão nordestino. Este é o D. Eugenio que conheci e que muito ajudou a formar o meu coração de mulher consagrada. Vale a pena fazer memória deste extraordinário homem, pastor feliz, corajoso, disciplinado, extremamente prático e de uma profunda sensibilidade social.  
Com a minha Congregação, Filhas do Amor Divino, especialmente com a minha Província Nossa Senhora das Neves, uno-me a todos os Bispos, Padres, Religiosos (as), Leigos (as), admiradores, amigos devotados e familiares para prestar o meu filial e afetuoso tributo, de grato reconhecimento a este tão humano quanto santo e inesquecível Pastor. Como diz o poeta, o que a memória ama, fica eterno.
 Sou grata a Deus pelo privilégio de testemunhar, de perto, o como D Eugênio se consumiu por inteiro, alegremente fiel, dócil e intrepidamente todo doado. Que seu espírito de profecia, de pioneirismo pastoral se difunda, em todos nós, especialmente nas novas gerações. Que a chama divina, que ele nos legou, nos ilumine, nos aqueça e nos encante, sempre! E assim, vamos verificar o que está ainda e apenas nos arquivos, nos mais diversos suportes e inúmeros testemunhos, para sermos mais fiéis à sua história e melhor seguirmos suas pegadas, na Igreja e Reino adentro rumo à morada da Luz, o coração de Deus.  Obrigada, sempre, D. Eugênio!  

Ir Vilma Lúcia Oliveira, FDC

Nenhum comentário:

Postar um comentário