quarta-feira, 4 de julho de 2012


Peregrinação de agradecimento
ao túmulo  
da Madre Fundadora

A consciência da própria pequenez e da grandeza dos inumeráveis dons de Deus, unidas à gratidão e à responsabilidade de ter recebido tudo, foram as importantes características da nossa Fundadora, a Serva de Deus Madre Francisca Lechner. Com grande zelo ela sempre convidava as Irmãs a serem reconhecidas pela graças recebidas. Obedientes a este seu desejo, também nós, 40 Irmãs, duas noviças e três candidatas da Província “Divina Providência”, com a nossa Superiora Provincial Irmã M. Elvira Tadić e as Conselheiras, no dia 24 de março/2012, fizemos a peregrinação de agradecimento a Viena e a Breitenfurt.
Iniciamos a nossa viagem com a oração das Laudes, incluindo as seguintes intenções: gratidão pela beatificação das Mártires do Drina, gratidão pela chegada da Madre Fundadora em nossos países, há 130 anos, súplicas para que o nosso Capítulo Provincial seja abençoado e por novas vocações.
Durante a viagem foi lido, para todas, textos da biografia da Madre Fundadora, referentes à fundação da nossa Congregação e dos últimos dias da sua vida e morte. Escutando e meditando a sua vida sentimos a sua presença e ouvimos, outra vez, a sua exortação: seguir Cristo como ela o fez - em modo total, plenas de confiança na Providência Divina, sensíveis às necessidades dos pobres.
Nossa primeira meta foi a Casa Mãe onde nos acolheram afetuosamente a Irmã M. Emanuela Cermak, Superiora Provincial da Província Austríaca e outras Irmãs. Visitamos a casa e a igreja, com a ótima e incansável guia, a Irmã Nicolina Hendges. Passando no meio destes lugares caros podíamos quase “ouvir” as inumeráveis orações, preocupações, esperanças e alegrias da Madre e das suas primeiras filhas.
Visitamos também o “Marienanstalt”, na Fasangasse, onde as Irmãs nos acolheram com alegria. Na sua capela a Irmã Magna Andre e Irmã M. Praxedis Reisenbauer, nos apresentaram a história da casa, da escola e do internato. Hoje a escola tem como sua particular protetora, a beata Irmã M. Berchmana Leidenix. Mesmo que ali (nesta casa) não tem mais um numeroso grupo de Irmãs, como foi no passado, a sua presença faz com que ali esteja vivo o espírito da Madre Francisca, que unida a Irmã M. Berchmana vela sobre as Irmãs, professores e alunos.
Prosseguimos para o ponto culminante da nossa peregrinação: Breitenfurt e o túmulo da Serva de Deus Madre Francisca. Perto do convento iniciamos a procissão em direção ao cemitério das Irmãs recitando o rosário e portando uma grande vela com a imagem da  Madre Francisca de um lado e a imagem das Beatas Mártires do Drina do outro. Reunidas em torno da tumba da nossa Madre escutamos a Palavra de Deus e depois fizemos orações pela Congregação e a Província, pelas novas vocações, pelas nossas famílias, amigos, benfeitores,… Em silêncio confiamos à Madre as nossas preocupações, os nossos desejos, as nossas esperanças. Ainda se da sua morte nos separam 118 anos, nos sentíamos na presença de uma grande e forte mulher, louvada pela Sagrada Escritura, que escutou atentamente a voz de Deus e corajosamente seguiu as Suas inspirações. Fundando a nossa Congregação ela nos deu uma grande família espiritual, a identidade e o sentido de pertença.
Reforçadas por esta experiência spiritual com a Fundadora e coma s Irmãs da comunidade “São José”, em Breitenfurt, fomos à casa onde morreu a Madre Francisca. É difícil descrever as emoções que invadiram a nossa alma ao olharmos o quarto no qual a Madre viu o cumprimento da sua aspiração: o encontro com Aquele que a amou mais do que tudo e ao Qual doou toda a sua vida. Creio que a última manhã da sua vida, no terraço desta casa, recordou-se com gratidão de todas as graças de Deus e que rezou por todas as suas filhas espirituais - também por nós que hoje a recordamos nestes santos lugares.
Retornamos a Zagábria plenas de belíssimas experiências e recordações, com renovado zelo para viver fielmente o carisma e a sequela de Cristo. Peçamos a intercessão da Madre Francisca em todas as nossas necessidades e agradecemos ao Senhor pela sua vida e pelo seu espírito missionário que conduziu a ela e as suas filhas espirituais ao nosso país. Depois desta peregrinação rezaremos com mais consciência e alegremente: Para mim a sorte caiu em lugares deliciosos, maravilhosa é minha herança” (Sal 16,6), não esquecendo a responsabilidade de cuidar a herança e de transmiti-la às gerações futuras.
Irmã Ivana Margarin, FDC

Nenhum comentário:

Postar um comentário