terça-feira, 13 de dezembro de 2016

“Com a Virgem de Guadalupe, não somos nem nunca seremos órfãos”

Uma multidão de fiéis, principalmente provenientes das comunidades latino-americanas e filipinas presentes em Roma, foram à Basílica de São Pedro, no Vaticano, para participar da Missa presidida pelo Papa Francisco em honra à Virgem de Guadalupe.
Este é o terceiro ano consecutivo em que o Papa Francisco celebra esta Missa em honra da Padroeira do México, de todo o continente americano e das Filipinas.
A celebração eucarística foi precedida pela oração do Santo Rosário em espanhol e pela entrada das bandeiras de todas as nações devotas da Virgem de Guadalupe na Basílica. Participaram da Missa vários Cardeais, Bispos, religiosos, religiosas, membros da Cúria Romana e do corpo diplomático.
Entre os fiéis, esteve presente Alan Holdren, chefe do escritório do Grupo ACI e EWTN em Roma, e sua família, que levaram parte das oferendas ao Papa Francisco.
Em sua homilia, o Santo Padre afirmou que em meio aos sofrimentos, é bom recordar que a Virgem sempre está presente. “Celebrar Maria é, em primeiro lugar, lembrar da mãe, lembrar que não somos nem nunca seremos um povo órfão. Temos uma Mãe!”, exclamou.
Onde há uma mãe, “existe presença e gosto de casa; onde há uma mãe, os irmãos podem até brigar, mas a unidade sempre triunfará, onde há uma mãe, não faltará a luta a favor da fraternidade”.
O Pontífice recordou “essas mães batalhadoras” da América Latina, “que, muitas vezes, criam seus filhos sozinhas. E assim é Maria conosco, seus filhos: Mulher batalhadora frente à sociedade da desconfiança e da cegueira, frente à sociedade do abandono e da dispersão; Mulher que luta para potencializar a alegria do Evangelho. Luta para dar ‘carne’ ao Evangelho”.

Por ACI Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário