segunda-feira, 19 de dezembro de 2016



Nossa Senhora de Guadalupe: a Mulher vestida de sol 

Para descrever a aparição de Guadalupe, bem poderíamos tomar uma página da Bíblia, onde está escrito: Apareceu no céu um grande sinal (cf. Ap 12, 1). Aqui, podemos dizer: apareceu na tilma de Juan Diego um grande sinal. Podemos dizer isso por que exatamente o que apareceu no céu no Apocalipse apareceu também no manto pobre, de tecido paupérrimo: uma Mulher vestida de Sol. A Virgem de Guadalupe é a imagem de Nossa Senhora com raios de sol em volta. Debaixo dos seus pés, a lua, como está descrito na passagem. No Apocalipse, a Mulher tinha na cabeça uma coroa de 12 estrelas. Na imagem de Guadalupe, a Virgem está também vestida de estrelas, no seu manto sagrado. A Mulher do Apocalipse estava grávida (cf. Ap 12, 2), o que vemos também na imagem de Guadalupe.
A Virgem Maria aparece a Juan Diego com as vestes da imperatriz asteca, grávida do imperador. Uma Mulher grávida, e o dragão queria devorar o seu Filho (cf. Ap 12, 4). Essa Mulher então, depois de nascido o Filho, que sobre aos Céus (cf. Ap 12, 5), vai travar uma batalha: a batalha do fim dos tempos, com o restante dos seus filhos (cf. Ap 12, 13-17). Essa página do Apocalipse é a chave de leitura do que Nossa Senhora fez no México. Ela aparece verdadeiramente vestida de sol, verdadeiramente grávida, verdadeiramente como um exército em ordem de batalha.
O contexto da aparição de Nossa Senhora em Guadalupe
As palavras que Nossa Senhora dirigiu a São Juan Diego são de quem sabe que está com seus filhos numa batalha, exatamente para acalmá-los, pois estão aterrorizados pela miséria do diabo. O povo do México estava subjugado debaixo do poder de Satanás. A religião asteca, podemos dizer sem medo de errar, era uma religião satânica. Esse exemplo serve para que muita gente aprenda a não considerar todas as religiões como boas. Pois, há pessoas que dizem: “o importante é acreditar em alguma coisa”. Não! O importante não é acreditar em alguma coisa. O importante é acreditar na verdade revelada por nosso Senhor Jesus Cristo. A religião asteca era satânica e a este deus satânico imolavam milhares de seres humanos. Os astecas faziam sacrifícios humanos, sangue humano era derramado para satisfazer essa sede de mortes deste deus satânico.
Em bom tempo, com a graça de Deus, os cristãos vieram para livrar aquele povo da opressão de um deus falso e de uma civilização que destruía os seus próprios filhos. Quando os conquistadores espanhóis derrotaram o império asteca e puseram a paz no México, as tribos vizinhas, que foram durante milênios oprimidas – seus filhos eram pegos para serem sacrificados aos ídolos – quando o conquistador cristão fez a paz, disseram: “não, nós não vamos aceitar a paz. Vamos exterminar os astecas e enquanto o último deles não estiver morto, nós não vamos descansar. Porque se um deles sobreviver, virão de novo nos oprimir”. E então aconteceu a grande matança no México, que os nossos livros de história atribuem aos cristãos. Na verdade, eram os índios que estavam fartos daquela opressão medonha durante séculos. Como eles não eram cristãos – nós sabemos que se pode travar uma guerra justa e, uma vez que se alcançou a vitória, cessam as armas – os índios pagãos não quiseram saber de paz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário