sexta-feira, 23 de dezembro de 2016


MENSAGEM DE NATAL DO PATRIARCA DOS CALDEUS

Em meio aos temores gerados pelas guerras na Síria e Iraque e, mais em geral, em todos os conflitos do Oriente Médio que acabam atingindo também os civis e crianças, o Natal “recorda a importância da paz e sua estrema necessidade”. 

É o que ressalta o Patriarca de Babilônia dos Caldeus, no Iraque, Dom Louis Raphaël I Sako, em sua mensagem de Natal aos fiéis – reportada pela agência missionária AsiaNews. Quando o espírito de vingança e de ira “desaparece de nossos corações”, sentimos realmente “o espírito natalino, que significa viver no signo da caridade e da alegria”, acrescenta o prelado.
A festa é uma ocasião “para oferecer uma vida nova e um futuro melhor”
A história de Jesus Cristo “é a história do Deus encarnado em nosso favor, para ser como nós, de modo que possamos ser felizes”, frisa Dom Sako. A festa é uma ocasião “para oferecer uma vida nova e um futuro melhor”, como recorda também o próprio Papa Francisco que exorta os cristãos a ser agentes de paz e a acabar com todos os conflitos.
Para o Natal e passagem de ano “convido-vos a intensificar vossas orações” pelo fim das violências e dos sofrimentos, prossegue o primaz caldeu.
Agradecimento do Patriarca àqueles que ajudaram o Iraque
“Nesta ocasião – afirma o prelado –, gostaria de expressar minha gratidão a todos aqueles que abriram os braços para ajudar os deslocados e aliviar seus sofrimentos, em particular, ao governo regional curdo, às organizações caritativas ligadas à Igreja e à sociedade civil. Ademais, quero agradecer ao Exército iraquiano e aos Peshmergas e a todos os componentes do país que trabalharam pela desocupação das terras ocupadas pelo Estado islâmico”.
Encorajamento a engajar-se nas atividades humanitárias, educacionais, sociais, de saúde e políticas
Por fim, o Patriarca caldeu encoraja os fiéis a engajar-se nas atividades “humanitárias, educacionais, sociais, de saúde e políticas”, a fim de contribuir para a “difusão da tolerância, da colaboração, do respeito recíproco, num contexto de unidade e pluralismo”.
O Patriarca de Babilônia dos Caldeus conclui sua mensagem de Natal assegurando a todos “que a nossa Igreja não poupará nenhum esforço para colaborar com as autoridades religiosas muçulmanas, a sociedade civil, as organizações e todas as pessoas de boa vontade para defender esse projeto promissor”. (RL)


Nenhum comentário:

Postar um comentário