domingo, 11 de dezembro de 2016


Qual foi a profecia que permitiu que os Hudeus conhecessem o "tempo do Messias"?



O profeta Daniel esclareceu de forma surpreendente o tempo da chegada do Messias por meio da profecia dos setenta septenários: “Setenta semanas foram fixadas para o teu povo e a tua cidade santa para fazer cessar a transgressão e lacrar os pecados, para expiar a iniquidade e instaurar uma justiça eterna, para selar a visão e a profecia, e para ungir o Santo dos Santos”. (Dn, capítulo 9, 24)
Nesta indicação temporal, a única em todo o Antigo Testamento, vê-se claramente, que os septenários, períodos de sete anos, designam a vinda do Messias após 490 anos, ou seja, na época em que viveu a Virgem Maria.
A descoberta de pergaminhos do primeiro século, antes da nossa era, encontrados em Qumran mostra que a comunidade que lá vivia estava muito preocupada com os sinais dos tempos e esta comunidade também se apoiava na profecia dos “70 septenários”. Aquele povo calculara que o tempo do Messias deveria ter-se iniciado, aproximadamente, no ano 26, antes de Jesus Cristo e, devido a essa expectativa, as pessoas deixaram suas casas e foram viver no deserto.
Assim, Jesus podia proclamar, ao inaugurar a sua missão: “Cumpriu-se o tempo e o reino de Deus está próximo”. (Mc 1:15).

Nenhum comentário:

Postar um comentário