segunda-feira, 12 de dezembro de 2016



ESCOLA DO PERDÃO E RECONCILIAÇÃO PROMOVE CURSO NO ESTADO DO TOCANTINS

A Arquidiocese de Palmas e a Defensoria Pública do Estado de Tocantins promovem o primeiro curso ESPERE - Escola de Perdão e Reconciliação, no dia 08 de dezembro. O curso apresentará um Workshop sobre práticas restaurativas com o método da ESPERE no Auditório da Defensoria e no período de 12 a 16 de dezembro será iniciado o Curso Fundamentos da Justiça Restaurativa pelo método ESPERE. Com este curso, a Arquidiocese pretende estender as motivações do Ano da Misericórdia, como gesto concreto em toda sua área pastoral. Já a Defensoria pretende capacitar os mediadores dos núcleos de mediação em todo Estado do Tocantins.

Irmã Maria do Socorro Medeiros Dantas FDC será a responsável pelas formações, com a assistência de Irmã Aurélia Sotero Angelo FDC.
As aulas serão ministradas no horário das 08:00h às 18:00h, na FACTO - Faculdade Católica do Tocantins, localizado à Av. Teotônio Segurado.

A ESPERE é um método que propicia a prevenção e a mediação de conflitos de indivíduos, mas também a reconstrução de projetos de vida, nos aspectos cognitivo, emocional/comportamental e social.

São espaços comunitários onde palavras, memórias e versões oficiais de eventos individuais e coletivos são reconstruídos na perspectiva de reencontro com a  verdade, a  justiça e a reparação de danos. O processo da ESPERE contribui para a construção de uma cultura para a PAZ.

A ESPERE trabalha com dois critérios: Critério humanitário e critério político cultural. Estes, portanto, são os critérios que fundamentam a necessidade do perdão e da reconciliação.

Um comentário:

  1. Parabéns Irmã Socorro!
    Parabéns Irmã Aurélia!
    Espero que este período seja apenas uma chamada de atenção sobre o valor e a necessidade de expandir estes momentos de prática para uma cultura de PAZ! Vão adiante, vale a pena!

    ResponderExcluir