terça-feira, 21 de março de 2017

Arcebispo se encontra com sem terra em Ceará-Mirim


O Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, visitou o acampamento Irmã Dorothy, no município de Ceará-Mirim, neste sábado, 18. No início da visita, Dom Jaime se encontrou com lideranças do acampamento e de outros assentamentos da região, no barracão do Movimento dos Sem Terra (MST). Na ocasião, foi feito um relato sobre a situação do Acampamento Irmã Dorothy. 

Há 12 anos, mais de 70 famílias estão acampadas, aguardando a desapropriação da terra que, segundo elas, é improdutiva. “Tudo começou em 2005, quando a usina São Francisco, aqui, na região, estava falindo. O MST sentiu a necessidade de mobilizar os trabalhadores da usina para lutar pela terra, já que eles não tinham mais onde trabalhar. 

De lá para cá, são 12 anos de luta e de resistência. Várias pessoas já conseguiram ir para assentamentos em Elói de Souza, João Câmara e Touros. Atualmente, aqui, temos 75 famílias acampadas, lutando pela terra”, contou Gerson Justino, uma das lideranças do MST, no acampamento.

No final da reunião, foi lida uma nota, feita em nome da comunidade e assinada pelos representantes da Igreja Católica e dos próprios acampados e assentados, para ser enviada às autoridades responsáveis pela legalização da desapropriação da terra. A nota também foi assinada pelo superintendente do INCRA, no Rio Grande do Norte, Leonardo Guedes, que participou da reunião.

A celebração da missa contou com a participação de dezenas de fiéis, do Acampamento Irmã Dorothy e de mais 18 assentamentos rurais

Nenhum comentário:

Postar um comentário