sexta-feira, 3 de março de 2017



O PAPA AFIRMA: "CRISTO CRUCIFICADO É A BÚSSOLA DO CAMINHO"

(ZENIT- Cidade do Vaticano, 2 de março 2017) - “O único caminho seguro é seguir Cristo crucificado, escândalo da Cruz. Estas três realidades: o homem, Deus e o caminho são a bússola que não deixa o cristão errar o caminho”, disse nesta última quinta-feira o Papa Francisco durante sua homilia na casa Santa Marta.
A liturgia de hoje nos coloca diante de três realidades: o homem, Deus e o caminho. “Deus nos criou livres. A escolha é nossa, ” mas “não nos deixa sozinhos, já que nos indica o caminho do bem com os Mandamentos”.
Depois, há a realidade de Deus: “para os discípulos era difícil entender” o caminho da cruz de Jesus. “A realidade de Deus é Deus que se fez Cristo, por nós. Para nos salvar. Quando nos distanciamos dessa realidade e nos distanciamos da Cruz de Cristo, da verdade das chagas do Senhor, nos distanciamos também do amor, da caridade de Deus, da salvação e caminhamos numa estrada ideológica de Deus, distante do Deus que veio até nós para nos salvar, do Deus que morreu por nós. Esta é a realidade de Deus. Deus é Cristo. Não há Deus sem Cristo. ”
O Papa lembrou o diálogo entre um agnóstico e um fiel escrito por um escritor francês.
“O agnóstico de boa vontade perguntava ao fiel: ‘Mas, como é possível! Para mim, o problema é como Cristo é Deus: Não posso entender isso. Como Cristo é Deus? E o fiel respondeu: ‘Para mim, isso não é um problema. O problema seria se Deus não tivesse se tornado Cristo’”.
“Deus que se fez Cristo, Deus que se fez carne e este é o fundamento das obras de misericórdia. As chagas de nossos irmãos são as chagas de Cristo, são as chagas de Deus, porque Deus se fez Cristo. Esta é a segunda realidade. Não podemos viver a Quaresma sem esta realidade. Devemos nos converter não a um Deus abstrato, mas a um Deus concreto que se fez Cristo. ”
A terceira realidade é a do caminho. Jesus diz: “Se alguém quer me seguir, renegue a si mesmo, tome a sua cruz a cada dia e me siga. ” Fazer a vontade do Pai e renegar a si mesmo para seguir Cristo. “Não fazer o que eu quero, mas o que Jesus quer. Seguir Jesus. Ele fala que nessa estrada nós perdemos a vida para ganhá-la depois. É perder a vida continuamente, deixar de fazer o que eu quero, perder as comodidades, estar sempre na estrada de Jesus que estava a serviço dos outros, e adorar Deus. Esta é a estrada certa. ” (Posted by NLira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário