terça-feira, 21 de março de 2017

Papa: confessionário não é lavanderia onde se tira manchas

“Ser perdoado e perdoar: um mistério difícil de entender. É preciso oração, arrependimento e vergonha”, disse o Papa Francisco na Missa desta terça-feira, 21, na Casa Santa Marta. O Pontífice reiterou a importância de estar consciente da maravilha que Deus realiza com a sua misericórdia e de exercê-la depois com os outros.
O perdão é um mistério difícil de se entender, ressaltou o Santo Padre. O primeiro passo para penetrar neste mistério, a grande obra de misericórdia de Deus, é envergonhar-se dos próprios pecados, uma graça que não se pode obter sozinhos. O povo de Deus, triste e humilhado por suas culpas, é capaz de senti-la, enquanto o protagonista do Evangelho do dia não consegue fazê-lo. É o servo que o patrão perdoa apesar de suas grandes dívidas, mas que por sua vez, é incapaz de perdoar seus devedores. “Ele não entendeu o mistério do perdão”, destacou Francisco, falando da realidade de hoje.
“Se eu pergunto: ‘Vocês são todos pecadores?’ – ‘Sim, padre, todos’ – ‘E para receber o perdão dos pecados?’- ‘Nos confessamos’ – ‘E como você se confessa?’- ‘Vou, digo meus pecados, o padre me perdoa, me dá três Ave Marias para rezar e vou embora em paz’.
“Você não entendeu! Fazendo assim, você foi ao confessionário fazer uma operação bancária ou um processo burocrático. Não foi lá envergonhado pelo que fez. Viu algumas manchas em sua consciência e errou, porque pensou que o confessionário fosse uma lavanderia para limpar as manchas. Você foi incapaz de envergonhar-se por seus pecados”.
Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário