sábado, 11 de março de 2017


ENSV COMEMORA 90 ANOS


O povo de Assu/RN está em festa porque o Educandário Nossa Senhora das Vitórias (ENSV) comemora 90 anos de fundação, oferecendo uma Educação de qualidade formando as crianças para a vida. Localizada no centro da cidade de Assú, a escola é dirigida por religiosas, Irmãs da Congregação das Filhas do Amor Divino, da Província Nossa Senhora das Neves, tendo como fundadora – a Madre Francisca Lechner – cujo exemplo é o de educar para a vida evangelizando crianças e jovens.
As precursoras da missão educativa das Filhas do Amor Divino no Brasil foram as Irmãs Teresina Werner e Constantine Resch, que se estabeleceram no Rio Grande do Sul no ano de 1920 e em 1925 chegaram ao Rio Grande do Norte, para residirem em Caicó, iniciando, assim, o trabalho educativo no nosso Estado.
Tudo começou com a Madre Francisca Lechner. Ela nasceu no Império Austro-húngaro e viveu sua trajetória de educadora no século XIX. Conhecida por ser uma mulher dotada de ideais de justiça e solidariedade humana muito além do seu tempo, ela tornou realidade o sonho de ver as Filhas do Amor Divino difundindo o Evangelho de Jesus Cristo através da máxima: Tudo por Deus, pelos pobres e por nossa Congregação.
Iniciava-se, desse modo, a caminhada das Filhas do Amor Divino pelo mundo, vencendo as distâncias geopolíticas e as dificuldades da língua para chegar ao Brasil. Neste processo contamos com o ardente zelo missionário e ilimitado espírito de vanguarda de Ir. Teresina Werner, protagonista da expansão da Congregação para além das fronteiras do Império Austro-húngaro até a sua chegada ao Brasil.
As Filhas do Amor Divino chegaram em Assu, no dia 22 de fevereiro de 1927, procedentes de Viena (Áustria), e assumiram, em nome da Congregação, a direção do Colégio Nossa Senhora das Vitórias, que foi solenemente inaugurado no dia 09 de março de 1927 o ENSV, que comemora 90 anos de história.
O Educandário Nossa Senhora das Vitórias oferece educação básica em todos os níveis e conta com uma equipe de profissionais formada por religiosas e leigos, que atuam na docência e no suporte pedagógico, habilitados para as funções que exercem, numa ação conjunta, solidária e fraterna que contribui para “unir numa síntese harmoniosa o Evangelho e a cultura, a fé a vida.  (Posted by NLira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário